Julgamos ser importante uma manifestação dados os fatos que marcam nossa semana. Em primeiro lugar as manifestações sobre o aumento que os vereadores mui provavelmente se autoconcederão, assim como fizeram no final de 2007, e em segundo lugar a eleição do novo Presidente da Câmara, feita sem nenhum debate público registrando as propostas dos candidatos e qual a agenda legislativa para os próximos dois anos.

Fica difcíl defender vereadores que dobram seus salários em três anos – o que acontecerá se aprovarem aumento previsto e somarmos com o aumento de 2007 – e que nem ao menos realizam debates públicos e não se comprometem com propostas consistentes para fortalecer a capacidade do Legislativo dialogar com a sociedade e se aproximar dos jundiaienses. Esse é o sentimento de muitos jundiaienses e assim ficamos mais longe de nosso ideal de cooperação e colaboração.

Sabemos que essa crítica não é a todos os vereadores e precisa ser feita de forma sempre criteriosa. É objetivo central do Voto Consciente Jundiaí realizar críticas propositivas, ou seja, apontarmos erros ao mesmo tempo em que apresentamos sugestões de melhoria, nos colocando à disposição para construir as soluções juntos com qualquer governante que também busque a melhoria social.

Justamente para isso, realizamos a segunda Avaliação Anual de Transparência do Site da Câmara, seguindo mais uma vez os critérios recomendados pelo Seminário Nacional sobre Controle Social.

Já no ano passado a Câmara Municipal cumpriu a divulgação de 13 dos 20 tipos de informação elencados. Como já havíamos dito no ano anterior, parabenizamos toda a equipe de comunicação pelo esforço de publicar tais informações, que conferem ao site a nota de 6,5.

No entanto, não podemos deixar de lamentar que em mais de um ano, nenhuma melhoria foi promovida pela Presidência da Câmara e as pautas e atas das Comissões ainda não têm uma seção específica e o jundiaiense ainda não consegue saber como votou cada vereador, impossibilitando acompanhamento e cobrança.

Sem nenhuma melhoria durante todo o ano, a nota continua sendo: 6,5

Reforçamos as sugestões feitas anteriormente, esperando ainda que o próximo presidente promova as melhorias necessárias e dê os passos que foram evitados este ano.

Forte abraço,
Henrique Parra Parra Filho
Movimento Voto Consciente Jundiaí

Voto Consciente Jundiai

Voto Consciente Jundiai

Movimento cidadão, fundado no voluntariado e que, desde 2006 acompanha todas as sessões ordinárias da Câmara. Estimula e apóia a participação cidadã por meio de ações educativas e campanhas de webcidadania.
Voto Consciente Jundiai