“Estou na Câmara Municipal de Jundiaí para usar a Tribuna Livre como cidadã e manifestar o descontentamento dos alunos do Centro de Línguas Antônio Houaiss com a decisão precipitada do antigo gestor da Secretaria Municipal de Educação de reduzir a carga horária dos cursos de idioma ofertados pelo Centro sem respeitar as turmas já iniciadas, que simplesmente perderão conteúdo previsto e prometido quando da inscrição nos cursos de idiomas, sem direito a reposição ou aulas extras.

Essa é a primeira vez que uso a Tribuna, mesmo após aproximadamente seis anos de trabalho voluntário junto a um movimento livre que faz o quê? Isso mesmo, acompanha o trabalho dos vereadores diuturnamente.

Tal experiência foi essencial para resgatar a primeira lição que aprendi junto ao Voto Consciente Jundiaí (@votojundiai) : quem faz política? TODO MUNDO E QUALQUER UM. Eu, você e ele. Nós todos. Os cidadãos, as pessoas normais, os não eleitos também.

O processo de eleger representantes políticos para atuar em nossos nomes não tiram de nós o direito e o dever que temos de, junto com eles, fazer política, buscar melhorias, garantir direitos.

Por isso, hoje reforço meu compromisso com o ideal que descobri defender há seis anos: quem faz a cidade é o cidadão. Mão na massa, cobrança e participação política e social, essa é a receita para construir a cidade dos meus sonhos! ”

Roberta Mangieri é advogada e voluntária do Movimento Voto Consciente de Jundiaí