SOBRE O LABIC

Entendemos a inovação cidadã como a participação ativa dos cidadãos em iniciativas inovadoras que procuram transformar a realidade social, a fim de alcançar uma maior inclusão social.

Uma das formas de promover processos de inovação cidadã é através dos laboratórios cidadãos, espaços nos quais pessoas com diferentes conhecimentos se reúnem para desenvolverem projetos em conjunto.

Por isso, estamos criando o “LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO CIDADÃ DE JUNDIAÍ” que é voltado para cidadãos que tenham ideias de projetos para implementar uma ou mais das propostas vencedoras no Concurso de Ideias Cidadonos 2015. Qualquer um pode se inscrever e enviar seu projeto.

O objetivo é selecionar os melhores projetos e apoiar cidadãos a se capacitarem para tirar as suas ideias do papel.

Os participantes selecionados serão submetidos a um programa intenso, incluindo módulos de capacitação, consultoria de especialistas e mentoria de empreendedores sociais e empreendedores cívicos experientes.

Assim, terão ajuda para prototipar soluções públicas (novas leis, políticas, negócios ou intervenções) a partir das propostas vencedoras do Cidadonos e atrair investimentos privados e públicos que dêem escala para estas soluções.

O Laboratório é dividido em três fases:

  • Inscrição e Seleção dos projetos
  • Oficinas e Maratona com especialistas
  • Apresentação e Premiação dos melhores projetos

Este laboratório é inspirado no Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã (LabIC) e nas Maratonas de Negócios do Sebrae.

O LABIC Jundiaí é co-idealizado pelo Instituto Cidade Democrática e pelo Movimento Voto Consciente Jundiaí e realizado em parceria com o Senac Jundiaí e com a In-Pulsa.

Voto Consciente Jundiai

Voto Consciente Jundiai

Movimento cidadão, fundado no voluntariado e que, desde 2006 acompanha todas as sessões ordinárias da Câmara. Estimula e apóia a participação cidadã por meio de ações educativas e campanhas de webcidadania.
Voto Consciente Jundiai