Jundiaí entre as cidades para Recadastramento Biométrico

Que nossa digital é única não é novidade para mais ninguém, mas você já imaginou que um dia iria precisar dela para votar?

Pois é, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalmente decidiu acompanhar o ritmo das tecnologias e investir em urnas eletrônicas com sistema de identificação digital. Segundo eles, “A principal vantagem do novo sistema é a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico”. Para minha felicidade significa muito mais do que isso, pois como sou mesária da justificativa há 2 eleições, não vou mais preencher aqueles papéis chatos a mão!rs.
Jundiaí está incluída na segunda etapa do recadastramento que começará dia 25 de julho e irá até 16 de dezembro (Itupeva e Sales Oliveira tem datas diferentes). O eleitor deve procurar o seu cartório eleitoral munido de documento de identificação com foto, título eleitoral e comprovante de residência. Ele será fotografado e terá coletadas as impressões digitais dos dedos das mãos.
As urnas já foram testadas nas eleições de 2008 e 2010, alcançando um total de 60 cidades e 23 estados. O TSE estima que todos os eleitores do país estejam identificados pelas digitais até 2018.

ATENÇÃO: O eleitor que não comparecer no período estipulado terá a inscrição eleitoral cancelada. Quem estiver em situação irregular, além de não votar, não consegue participar de concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimo em estabelecimento mantido pelo Governo. Os servidores públicos com título cancelado também ficam impedidos de receber o salário.

Serviços:
Em Jundiaí, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral em que está inscrito.
065ªZE – Rua dos Bandeirantes, 103, Centro – 4522-6101
281ªZE – Avenida Doutor Cavalcanti, 702, Centro – 4817-1184
424ªZE – Rua dos Bandeirantes, 103, Centro

Para mais informações acesse: http://www.tre-sp.gov.br/biometria_2011/faq.html

About Cíntia Carvalho

Estudante de jornalismo, fotomaníaca e voluntária do Movimento Voto Consciente Jundiaí.