Desde dezembro de 2009 o Movimento Voto Consciente Jundiaí avalia o grau de transparência do site da Câmara Municipal. O objetivo é saber se informações como atas, pautas, votação de cada vereadores e outras informações básicas estão disponíveis. Desde a primeira avaliação o site recebe a nota 6,5 (seis e meio) e nem a troca de Presidente parece fazer o tema avançar.

O Voto Consciente vem se esforçando na produção de indicadores que avaliem a produção legislativa e o trabalho da Câmara. São análises cidadãs e queremos, a partir de agora, ajustar os critérios para melhorar ainda mais essa avaliação“. – conta o voluntário Henrique Parra Parra Filho – “Nosso trabalho já serviu para outras entidades pelo País, no Estado e em Minas Gerais, e nosso desejo é que a Câmara melhore!“.

Cópia da avaliação, já disponível no site www.votoconscientejundiai.com.br, será enviada para a Presidência e propostas de melhoria constam no Programa de Metas Legislativas, protocolado com o apoio de 29 entidades e partidos, mês passado, na Câmara.

A próxima publicação do grupo irá analisar a incidência política das doze propostas vencedores do Concurso Cidadonos, que mobilizou 3.600 jundiaienses e mais de mil ideias apresentadas. Para isso, o grupo reúne neste domingo, 04/12, às 10hs, na Pinacoteca de Jundiaí, vereadores, deputados e Prefeitura, que irão publicar seus projetos e ações para implementarem as 12 propostas. ˜Queremos governantes cada vez mais responsáveis, que ouçam os cidadãos e dêem respostas transparentes de seus atos e também de suas inações”. resume Henrique.

Metodologia da Avaliação – Desenvolvida durante o I Seminário Nacional sobre Controle Social, realizado em 2009 em Brasília/ DF, baseou-se na experiência de organizações como a Transparência Brasil e o Voto Consciente Brasil para elencar 15 itens indicativos de informações que devem constar num site da Câmara, para garantir transparência ao legislativo. No mesmo ano, o núcleo de Jundiaí acrescentou outros cinco itens, fechando matriz que já foi utilizada por grupos nas cidades de Campinas, Bertioga, Santos e Capelinha/MG.

Voto Consciente Jundiai

Voto Consciente Jundiai

Movimento cidadão, fundado no voluntariado e que, desde 2006 acompanha todas as sessões ordinárias da Câmara. Estimula e apóia a participação cidadã por meio de ações educativas e campanhas de webcidadania.
Voto Consciente Jundiai