REGULAMENTO DO CONCURSO

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO CIDADÃ DE JUNDIAÍ

INTRODUÇÃO

  1. O Concurso denominado “LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO CIDADÃ DE JUNDIAÍ” é promovido pelo MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE JUNDIAÍ e tem como objetivo fomentar a cidadania e a cultura da participação.
  2. A participação neste certame é voluntária e gratuita, não estando condicionada a aquisição de algum bem ou contratação de algum serviço.
  3. Este concurso é voltado para cidadãos que tenham ideias de projetos que implementem uma ou mais das propostas apontadas pelos jundiaienses e vencedoras no Concurso de Ideias Cidadonos de 2015, que podem ser acessadas e conhecidas em www.cidadonos.org.br.
  4. O presente Concurso não está sujeito a autorização prévia do agente regulador, conforme Lei 5.768/71 e Decreto 10.951/72.

 

DO CONCURSO

  1. O objetivo do concurso é selecionar os melhores projetos, de acordo com os critérios de seleção, e apoiar cidadãos a se capacitarem para tirar as suas ideias do papel e criarem iniciativas que ajudem a implementar as propostas vencedoras do Concurso Cidadonos 2015. Os participantes selecionados serão submetidos a um programa intenso, incluindo módulos de capacitação, consultoria de especialistas e mentoria de empreendedores sociais experientes. O programa culmina em uma experiência de apresentação (pitch) para uma banca de avaliadores qualificada, composta por investidores, incubadoras e governantes.
  2. O concurso será dividido em três fases.
  3. Na primeira fase, o MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE JUNDIAÍ lançará um o formulário de inscrição para Projetos de Inovação Cidadã, através do qual serão selecionados até 15 (quinze) projetos, de acordo com os critérios expostos neste regulamento, para participar do “Laboratório de Inovação Cidadã de Jundiaí”.
  4. Essa pré-seleção terá duração de até um mês. Os selecionados serão convidados a participar da segunda fase.
  5. Na segunda fase, que se desenvolverá ao longo dos dias 27 e 29 (à noite) e 30 de Abril (dia todo), no SENAC Jundiaí, participarão todos os projetos selecionados e que tenham confirmado presença. Nesta fase, os participantes participarão dos módulos de capacitação, mentoria e consultoria e terão que desenvolver projetos e trabalhos de acordo com o solicitado ao longo do Laboratório. Estes pequenos projetos serão avaliados diariamente pelo Staff do Laboratório.
  6. Na terceira fase, os  projetos selecionados, até o número de quinze, deverão ser apresentados pelo lider de equipe  dia 04 de Maio de 2016  para uma banca de avaliação.

10.1. Cada participante terá a sua disponibilidade 7 (sete) minutos para apresentação, seguidos por 3 (três) minutos reservados para perguntas da banca, quando serão analisados os seguintes quesitos:

A – Desempenho na apresentação do projeto

B – Qualidade do projeto

C – Qualidade da equipe

D – Impacto Social

E – Viabilidade Econômica

  1. A decisão dos jurados será comunicada no fechamento do Laboratório, às 22 horas do dia 04 de Maio de 2016.
  2. Serão eleitos entre 3 e 6 projetos vencedores, os quais terão direito aos prêmios, conforme consta no item BENEFÍCIOS E PREMIAÇÃO deste regulamento.

 

DA PARTICIPAÇÃO

  1. Serão aceitos participantes que se encaixem nestes pré-requisitos:
  • Qualquer pessoa ou grupo de pessoas que tenha uma ideia de projeto que se encaixe no conceito de inovação cidadã: iniciativas inovadoras que contem com a participação ativa dos cidadãos e procurem transformar a realidade social, a fim de alcançar uma maior inclusão social..
  • Também serão aceitos empreendedores vinculados a empresas e organizações já em operação, que possuam o desejo de desenvolver um modelo que se encaixe no conceito de Inovação Cidadã.
  1. Os interessados deverão acessar o Formulário de Inscrição disponível no website do MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE JUNDIAÍ (www.votoconscientejundiai.com.br) e preenchê-lo de acordo com as instruções presentes no mesmo. Inscrições serão aceitas até o dia, podendo ser prorrogadas a critério do MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE JUNDIAÍ.
  2. Poderão participar do Laboratório até 3 participantes por projeto submetido.

15.1. Cada projeto deve ter um(a) “líder de projeto” para efeito de cadastro do projeto.

15.2. Cada inscrito só poderá ter um projeto selecionado, estando liberada a inscrição de mais de uma ideia ou projeto por participante.

15.3. Um participante (líder) que tenha um projeto selecionado não poderá participar como membro de um segundo projeto selecionado, sem que isso inviabilize que este segundo projeto esteja apto à seleção.

15.4. As vagas são limitadas e os participantes serão escolhidos conforme os critérios do Laboratório de Inovação Cidadã de Jundiaí.

  1. O MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE JUNDIAÍ irá dispor em seu site um link convidando as pessoas a participarem do concurso, devendo os interessados tomar as seguintes providencias:
  • Ao receber a confirmação de inscrição, estará o interessado ciente de que, caso seja selecionado, deverá comparecer a todas as atividades presenciais, sob pena de inviabilizar a participação.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO

  1. Os candidatos serão selecionados e avaliados de acordo com os seguintes critérios:
  2. A) Perfil Empreendedor: Será observada a experiência do(s) inscrito(s) em ativismo, gestão, empreendedorismo e no setor específico de seu projeto. Também será avaliado comprometimento e dedicação ao projeto.
  3. B) Comunidade de Colaboração: Será avaliada a comunidade de colaboração (parceiros e outros stakeholders engajados) e a capacidade de o inscrito articular e engajar esta comunidade em prol do projeto.
  4. C) Impacto Social: Serão avaliados a magnitude e também a qualidade do impacto social ou ambiental causado pelo projeto. Eventuais impactos negativos serão descontados.
  5. D) Viabilidade Econômica: Os projetos devem ser viáveis e contar com fontes de receita identificadas. Na avaliação serão observados o custo e a escalabilidade do projeto, identificando a real possibilidade de ser testado em baixo custo e ganhar escala de maneira sustentável.
  6. E) Aderência ao Cidadonos: Busca-se soluções que implementem as propostas desejadas pela comunidade jundiaiense e que foram expressas no Concurso Cidadonos 2015. Por isso, será avaliado se o projeto efetivamente ajuda a implementar alguma das doze propostas vencedoras do Concurso Cidadonos 2015. A capacidade de relacionar mais de uma proposta vencedora será considerada.
  7. F) Coerência Interna do Projeto: Análise de coerência entre todos os itens estabelecidos no Projeto, desde a justificativa até a avaliação, passando pelos objetivos, metas e procedimentos. Os itens foram desenvolvidos de forma correta? Há correlação entre a proposta, o objetivo, o modo de concretizar, o custo, os resultados esperados e os modos de avaliação?
  8. Os critérios descritos serão utilizados durante todas as fases do concurso.
  9. Além dos critérios acima, será avaliada a absorção de conteúdo e desenvolvimento dos projetos ao longo do Laboratório para seleção à terceira fase e avaliação da banca.

 

BENEFÍCIOS E PREMIAÇÃO

  1. Além da participação de todos os módulos de capacitação, mentoria, consultoria e da oportunidade de apresentação para uma banca de avaliação qualificada, os premiados terão acesso a um pacote de prêmios oferecidos pelo MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE JUNDIAÍ e parceiros, tais como:
  • Entrevista publicada no website do MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE JUNDIAÍ
  • Destaque no canal do Facebook do MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE JUNDIAÍ
  • Apoio para construção de estratégia de captação de recursos via financiamento coletivo (para os projetos que optarem por esta modalidade)

 

DA BANCA DE AVALIAÇÃO

  1. A banca de avaliação do concurso será́ composta por convidados parceiros do evento.
  2. O critério a ser utilizado pela banca do concurso será́ como descrito nesse regulamento no item DO CONCURSO.
  3. A decisão da banca de avaliação é irrecorrível.

 

CESSÃO DE DIREITO DE IMAGEM

  1. Os participantes autorizam o MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE JUNDIAÍ, de forma irrevogável e gratuita, que faça uso de suas imagens e/ou seus nomes em qualquer publicidade, aviso ou comunicação que for realizada em qualquer meio escrito ou audiovisual, em todo o mundo e durante todo o tempo permitido legalmente e comprometem-se a assinar quaisquer documentos ou autorizações que possam ser necessárias para o uso dessas imagens e/ou nomes.

 

DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE

  1. Os participantes garantem que contam com a titularidade exclusiva, livre de toda carga ou limitação, de todos os direitos de propriedade intelectual sobre os trabalhos apresentados no Concurso. Assim, a organização não será, em nenhum caso, responsável por eventuais reclamações de terceiros, em relação a infrações de direitos de propriedade intelectual e industrial de qualquer tipo.
  2. A organização reserva-se o direito de negar a participação de pessoas que violem direitos de propriedade intelectual e/ou copiem conteúdos dos quais não são proprietários.
  3. As ideias, métodos e projetos produzidos neste concurso não serão objeto de direitos autorais, configurando-se como domínio público.

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. A organização reserva-se o direito de recusar a participação de qualquer pessoa que não reúna os requisitos descritos neste regulamento e que não cumpra com os termos de participação ou viole o espírito do concurso.
  2. A organização reserva-se o direito de modificar em qualquer momento o regulamento, ou mesmo sua possível anulação antes do prazo prefixado, sempre que exista justa causa, comprometendo-se a comunicar o novo regulamento e as novas condições do concurso ou sua anulação definitiva, se for o caso, com a suficiente antecipação e publicidade, sem que exista direito a qualquer indenização em favor dos participantes.
  3. A organização não se responsabiliza por participações que não sejam computadas por problemas técnicos que ocorram na transmissão dos dados.
  4. A organização não terá responsabilidade alguma derivada dos prêmios uma vez que eles tenham sido entregues aos ganhadores.
  5. A organização poderá desqualificar automaticamente qualquer participante que possua comportamento inadequado (que comprometa o bom andamento do concurso) ou viole direito de terceiros.
  6. Toda tentativa por parte dos participantes de violar, de forma deliberada, algum dos espaços do Laboratório ou de prejudicar o funcionamento legítimo do concurso poderá constituir uma afronta às leis penais e civis, e poderá acarretar a devida responsabilização por danos e prejuízos que vier a causar.
  7. Os participantes declaram e aceitam todas as condições derivadas deste regulamento.
  8. A participação no Concurso implicará na aceitação integral do Regulamento.

 

JUNDIAÍ, 15 DE MARÇO DE 2016

MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE JUNDIAÍ

Voto Consciente Jundiai

Voto Consciente Jundiai

Movimento cidadão, fundado no voluntariado e que, desde 2006 acompanha todas as sessões ordinárias da Câmara. Estimula e apóia a participação cidadã por meio de ações educativas e campanhas de webcidadania.
Voto Consciente Jundiai