A imagem pode conter: 5 pessoas

Com a apresentação das bandas NDK e Julianne Hooper, o Movimento Voto Consciente Jundiaí promove no próximo dia 28 mais uma versão do Cidadonos Rock, desta vez no Yellow Pubmarine, localizado na área de restaurantes e bares conhecido como Beco Fino. A arrecadação do evento será revertida para o financiamento das atividades do grupo, como a impressão da Ficha Pública 2018 – informativo de conscientização política distribuído para os jundiaienses em anos eleitorais. Ingressos antecipados, a R$ 20,00 – R$ 25,00 no dia do evento -, podem ser adquiridos com os próprios voluntários ou no site do pub via nome na lista. A casa abre às 19h e as bandas começam a tocar às 22h.

Lívia Maria Siqueira, da área de eventos, afirma que, como muitas das ações do Voto são virtuais, o encontro é mais um momento importante para o fortalecimento de laços com parceiros e com apoiadores. ” A primeira banda a se apresentar será a NDK, que já é parceira há muito tempo e esteve no aniversário de 10 anos do Voto no Parque da Cidade”, diz Lívia, para quem o encontro será “uma noite de rock em prol da cidadania”. Ela lembra também que a outra banda, a Julianne Hooper, tem o voluntário João Iotti como baterista. O primeiro Cidadonos Rock foi realizado em 2012, reunindo muita gente jovem e simpatizantes no Clube Ipiranga, na Vila Arens.

Fiscalização do Legislativo

A Ficha Pública, elaborada pelos voluntários do Voto, é distribuída gratuitamente e registra as promessas dos candidatos, possibilitando que o cidadão possa cobrá-las diretamente dos eleitos. Tudo graças ao acompanhamento feito pelos voluntários às terças-feiras nas sessões ordinárias da Câmara. Na ocasião é elaborado prontuário de controle do trabalho dos vereadores, como projetos relevantes, atuação e presença e plenário. Em 2016 o Voto arrecadou verba para a impressão de 15 mil fichas.

Além da publicação o Voto faz oficinas, palestras em escolas de Jundiaí e o Concurso Cidadonos, que premia as melhores ideias para transformar Jundiaí em uma cidade melhor. O grupo, agora, se empenha em organizar encontro regional de entidades da sociedade civil das sete cidades que formam o Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ). O evento, realizado em parceria com a ONG Cursinho Professor Chico Poço e marcado para novembro, pretende compartilhar ideias, informações e conhecimento para uma sociedade mais justa e igualitária.

Cláudia Muller é jornalista e voluntária do Voto Consciente Jundiaí