O Movimento Voto Consciente Jundiaí fará, na próxima segunda-feira, dia 20, na OAB, uma apresentação dos critérios que utilizará para dar nota aos vereadores da legislatura de 2017-2020. O evento, que acontecerá às 19h, será aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela internet.

Desde 2007, o movimento dá nota aos vereadores e realiza essa avaliação para que as pessoas, a partir disso, possam selecionar melhor os seus representantes, conhecer o trabalho dos mesmos e acompanhar as atividades dos parlamentares.

De acordo com Sofia Mortara, voluntária no movimento desde 2014 e atuante no grupo de avaliação do legislativo, essa análise é, sobretudo, uma ferramenta para a cidade – tanto aos cidadãos quanto aos vereadores, já que a fiscalização ocorre durante todo o mandato. “Costumamos pensar na atuação dos vereadores no período eleitoral. Mas a avaliação reafirma a importância de acompanhar e fiscalizar o legislativo, de as sessões da Câmara Municipal serem um espaço cidadão, e de haver diálogo e transparência”, afirma.

Os critérios avaliados são: Fiscalização do Executivo, Presença nas Sessões, Presença nas Comissões Temáticas, Acessibilidade Cidadã (Presença na Internet) e Projetos de Alto Impacto (Projetos Relevantes).

Sofia ressalta que, assim como nos eventos anteriores, haverá um momento dedicado às perguntas, para abrir o diálogo entre o Movimento, os vereadores e os cidadãos. “Críticas e sugestões serão bem-vindas, inclusive, para acrescentar à discussão o tema sobre o uso da internet como meio de comunicação entre cidadão e vereador”, conclui.

Critérios de avaliação

Data: 20/03, segunda-feira, 19h

Local: OAB Jundiaí

Rua Rangel Pestana, 636 – Centro.

Voto Consciente Jundiai

Voto Consciente Jundiai

Movimento cidadão, fundado no voluntariado e que, desde 2006 acompanha todas as sessões ordinárias da Câmara. Estimula e apóia a participação cidadã por meio de ações educativas e campanhas de webcidadania.
Voto Consciente Jundiai