A presença na Internet (site, blog e perfis nas redes sociais) possibilita transparência dos atos de mandato, diálogo com sociedade e acompanhamento cidadão as ações do parlamentar. Pensando nisso, o Voto Consciente Jundiaí quer avaliar a presença na web dos vereadores da cidade, para entender como os políticos vêm utilizando a internet para interagir e ouvir os cidadãos.

Para tentar medi-la, buscaremos analisar alguns critérios objetivos como presença nas redes sociais, atualização de site ou blog, espaços para comentários e contato do usuário com o parlamentar, publicação de leis e gastos e referências ao partido e seu programa“, conta o voluntário Henrique Parra Parra Filho.

O primeiro passo da avaliação já foi dado. Os vereadores de Jundiaí receberam email com o pedido de informação (imagem nesta matéria), que será protocolado durante a semana. São informações simples que registram a presença deles nas redes sociais digitais e se têm blog ou site. Depois disso, voluntários do grupo irão avaliar os perfis e blogs com os critérios acima.

Como os políticos usam a internet – Um levantamento feito pela Medialogue, agência digital de pesquisa em mídia, mediu o nível de interatividade dos 513 deputados federais e 81 senadores. A conclusão: apesar de vivermos em plena era digital, os políticos ainda estão desconectados. Apenas um terço deles oferece contato por e-mail. Menos de 20% fazem consultas aos eleitores usando enquetes on-line. E só 23% dos senadores atualizam um blog regularmente.

Voto Consciente Jundiai

Voto Consciente Jundiai

Movimento cidadão, fundado no voluntariado e que, desde 2006 acompanha todas as sessões ordinárias da Câmara. Estimula e apóia a participação cidadã por meio de ações educativas e campanhas de webcidadania.
Voto Consciente Jundiai