Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

1º BALANÇO DE RESULTADOS – CAMPANHA “ADOTE UM VEREADOR”

Publicada em 22/02/2009 às 20:13 | por Voto Consciente Jundiai

No dia Nove de Fevereiro foi lançada, em Jundiaí, a campanha “Adote um Vereador”. A manchete que este lançamento ganhou traduz com precisão os desafios que precisam ser enfrentados em nossa cidade.

Projeto precisa de adesão para “decolar”

Nesses quatorze dias de campanha tivemos quatro vereadores adotados. Até o momento os adotadores foram jovens universitários que, nesse curto espaço de tempo, já fizeram questionamentos aos políticos e obtiveram respostas.(Tabela 1) Seis respostas ou comentários já foram feitos por vereadores ou assessores.

Dessa forma tivemos resultados verdadeiramente concretos.

O Segundo momento da campanha começa agora. Nesse sentido realizamos esse “balanço de avaliação de resultados” e definimos o roteiro de ação para os diferentes atores sociais de Jundiaí.

Como foi dito no Jornal de Jundiaí, em 20/02:

“Após trazer a campanha “Adote um Vereador” para Jundiaí, a ONG Movimento Voto Consciente busca aperfeiçoar a utilização da ferramenta de fiscalização dos vereadores pela população. O próximo desafio da campanha, segundo o coordenador da ONG, Henrique Parra Parra Filho, é o de aglutinar a discussão entre veículos de comunicação, entidades e escolas.”

Tivemos, até agora, grande espaço nos veículos de informação. O primeiro desafio, qual seja o de divulgar a campanha, parece estar razoavelmente cumprido. Temos agora o próximo e, neste momento, mais importante passo a dar: Cobrar de escolas, ONGs, Sindicatos e entidades da sociedade civil uma posição em relação a campanha, ou seja, SE e COMO participarão.

É nesse momento que vemos a imprescindível participação de jornais, televisão, rádio e internet. As matérias públicas se traduzem em cobranças e compromissos de

Terminamos com algumas palavras sobre a campanha:

A campanha não é da ONG Voto Consciente, nem de ninguém.A wiki é um espaço democrático, livre e sem donos. Um espaço virtual de discussão e convivência.

Assim, haverá (é nossa intenção) tantos atores, grupos e pessoas diferentes (uma representação da própria sociedade) que a ferramenta será para o bem comum, não para monopólio. Ou seja, sendo os participantes tantos e tão diferentes um monopólio é impossível.

É por isso que OAB, Igreja, escolas, sindicatos etc devem participar. Estarão exercendo seus papéis da democracia: O de sub-representantes.

Para finalizar quero reforçar que, qualquer ong, entidade, escola ou pessoas é responsável pelo seu blog. Publicando o que quiser e se responsabilizando por isso.

A ONG ou qualquer pessoa da Voto Consciente só terá o espaço que for público.

O que agrupará entidades, escolas e cidadãos é a ferramenta ADOTE UM VEREADOR. Nós estaremos agrupados, com todos.

Lançamento da Campanha? 09/02/2009

Duração Atual: 14 dias.

Tabela 1

Número de Vereadores Adotados: 4

Vereadores X Blogues dos adotadores

Gustavo Martinelli PSDB gustavomartinelli.blogspot.com

Leandro Palmarini PV leandrotodeolho.blogspot.com

Marcelo Gastaldo PTB adotegastaldo.blogspot.com

Marilena Negro PT adotemarilena.blogspot.com

Tabela 2

Repercussão:

Matérias na Imprensa: 12 (JJ, BOMDIA e JC)

Matérias na Internet: 7 (Blog do Milton Jung, Jundiaí Online etc)

Participações na Rádio: 3 (Rádio Cidade, Difusora e CBN)

Participações na Televisão: 2 (TVTEM e TVE)

Total: 24 matérias

Tabela 3

ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL (OAB, IGREJA etc):

1-blog-comissão

As entidades mandariam um funcionário para a reunião de uma comissão temática da Câmara (ex: a OAB mandaria um funcionário para a reunião da comissão de JUSTIÇA e redação…pelo tema ser justiça)
Esse funcionário anotaria, presença, projetos etc etc e depois publicaria num blog!
ADOTANDO OS VEREADORES DA COMISSÃO.

2-audiências e questionários com vereadores

As entidades convidariam os vereadores e mandariam questionários. (Fariam audiências em que seus associados perguntariam diretamente e elaborariam questionários técnicos sobre diversas áreas)
Publicariam essas informações em blogs tb!

3-acessar e divulgar o vereadores.wikia.com

Isso é importante por que?

1-Os blogues das entidades terão informações com credibilidade o que tornará o “Adote um Vereador” uma fonte segura e confiável.
2-É nas associações, ONGs e Sindicatos que os técnicos estão!Eles têm conhecimentos profundos em suas áreas e podem fazer questionamentos muito importantes.

__________________________________

ESCOLA:

1-Sala-vereador
Cada turma criaria um blog e publicaria informações sobre o vereador.
A escola convidaria os vereadores para entrevistas, mandaria questionários etc.

2-Professor-tutor
Cada professor ajudaria uma classe a elaborar perguntas, questionários e a colher informações.

3-acessar e divulgar o vereadores.wikia.com

O QUE OS VEREADORES DISSERAM

“Prezado Eduardo.

Sua adoção muito me alegra, pois a participação da população na gerência e na fiscalização do sistema político, é de suma importância para o crescimento da cidadania”.

-Marcelo Gastaldo

O que você acha da campanha “Adote um vereador”?
Vereador – É uma iniciativa que visa maior participação do eleitor, normalmente alheio à política. Mas não pode se transformar num instrumento político a serviço de grupos, partidos ou interesses. Como iniciativa de participação é ótima a campanha, mas é preciso cuidado para não ser mais um partido paralelo.

Na sua opinião, as entidades como OAB, Igrejas, Sindicatos etc devem participar? De que forma?
Vereador – Não devem. Todas já exercem seu papel, fiscalizam, cobram, propõem soluções. Não pode haver a conotação de monopólio – e é essa a impressão que se passa – da ONG Voto Consciente agrupar OAB, Igrejas e Sindicatos. OAB, Igrejas e Sindicatos já têm posições bem definidas, e mesmo que tente se agrupar teremos outra Babel, tamanha a diversidade ideológica. Melhor cada um fazendo seu papel, individualmente.

-Gustavo Martinelli

“Olá Juliana, bom dia.

Primeiramente gostaria de dizer que foi um prazer ser um dos primeiros vereadores adotados, além do fato de ser adotado por uma pessoa como você, que se identifica e se interessa pela causa animal”.

-Leandro Palmarini

O que você acha da campanha “Adote um vereador”?
Aprovei imediatamente a iniciativa da ong voto consciente em apoiar e dinamizar uma campanha em Jundiai, pelo seu significado: estimular a população a olhar um pouco mais detidamente para a política local.

A eleição para vereador é extremamente difícil pelo grande numero de candidatos e a forma particular como cada um escolhe o seu vereador; a questão partidária não é fator determinante para a decisão do voto. Logo, passada a eleição, os eleitores não se sentem representados pelos 16 vereadores eleitos, embora estes representem o conjunto de votos do colégio eleitoral, obtidos pelos mais de 300 candidatos e suas legendas partidárias.

Na sua opinião, as entidades como OAB, Igrejas, Sindicatos etc devem participar? De que forma?
Por isto acho fundamental o envolvimento da sociedade civil organizada, através dos sindicatos e associações dos professores da rede privada e da rede publica, organizações de classe como OAB e de outras profissões, para que promovam o dialogo com as institui coes que representam. Outra tarefa: desafiá-los a cumprir esse papel.

-Marilena Negro

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/1%c2%ba-balanco-de-resultados-%e2%80%93-campanha-%e2%80%9cadote-um-vereador%e2%80%9d/