Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

2013 é sinônimo de participação pública!

Publicada em 05/02/2013 às 22:33 | por Cíntia Carvalho

377652_504829282900889_17599103_n

O Ano Legislativo começou animado na Câmara Municipal de Jundiaí, novos vereadores e mudanças no Executivo deram a primeira sessão de 2013 um ar de “esperanças renovadas”.  A população compareceu em peso, mas as duas primeiras horas de incansáveis agradecimentos, discursos e “puxação de saco” do novo prefeito Pedro Bigardi fizeram com que boa parte das pessoas deixasse a Câmara antes do ato principal, ouse seja, a votação dos sete Projetos de Lei que estavam em pauta.

Com três projetos na Ordem do Dia, o vereador Paulo Sérgio Martins causou polêmica em dois deles:

– O Projeto de Lei Nº 11.060/2012 que institui a Campanha “Semáforo Seguro”, de orientação à população para não-incentivo da mendicância junto a semáforos.

Muitos vereadores deram suas opiniões, e como dito por um deles, esse tipo de campanha trata do efeito (a mendicância), mas é preciso se preocupar com as causas do problema. São muitos os fatores que levam um ser humano a vida marginal e Jundiaí não tem feito nada para prevenir (com educação, cultura e esporte de qualidade e ao alcance de todos), e muito menos para curar essa ferida da sociedade. A intenção é válida, mas a solução é superficial.

E o segundo projeto, mesmo cheio de boas intenções, colocou o vereador Paulo Sérgio em uma pequena enrascada:

– O Projeto de Lei Nº 11.128/2012 foi criado no intuito de vedar cessão de uso de próprios públicos a entidades privadas e a particulares para promoção de eventos com fins lucrativos.

OU SEJA, o vereador pretendia evitar que o Parque da Uva fosse usado por entidades privadas para a organização de eventos que – segundo ele – não agregam muito a sociedade. No entanto, o que não perceberam ao elaborar tal lei é que ela também proibe o uso dos teatros municipais e vários outros aparelhos públicos, limitando e interferindo diretamente na vida artística da cidade.

Graças à pressão pública feita por um grupo de jovens artistas, super antenados e envolvidos com a sociedade, que o vereador se viu obrigado adiar a votação do projeto (com a promessa de que ele será revisto!). Eles são um exemplo de luta para todos os artistas jundiaiense e só temos a agradecer pela iniciativa!

Tal manifestação me deixou arrepiada de emoção, é o jundiaiense aprendendo a dialogar com o poder público, a correr atrás de seus direitos e expressar seus sonhos para uma cidade melhor. E uma coisa é fato, tudo vai ficar ainda melhor quando as sessões passarem a acontecer no período da noite!

Para saber mais sobre as sessões noturnas clique aqui.

Avatar

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/2013-e-sinonimo-de-participacao-publica/