2013 é sinônimo de participação pública!
O Ano Legislativo começou animado na Câmara Municipal de Jundiaí, novos vereadores e mudanças no Executivo deram a primeira sessão de 2013 um ar de “esperanças renovadas”. A população compareceu em peso, mas as duas primeiras horas de incansáveis agradecimentos, discursos e “puxação de saco” do novo prefeito Pedro Bigardi fizeram com que boa parte das pessoas deixasse a Câmara antes do ato principal, ouse seja, a votação dos sete Projetos de Lei que estavam em pauta.
Com três projetos na Ordem do Dia, o vereador Paulo Sérgio Martins causou polêmica em dois deles:
– O Projeto de Lei Nº 11.060/2012 que institui a Campanha “Semáforo Seguro”, de orientação à população para não-incentivo da mendicância junto a semáforos.
Muitos vereadores deram suas opiniões, e como dito por um deles, esse tipo de campanha trata do efeito (a mendicância), mas é preciso se preocupar com as causas do problema. São muitos os fatores que levam um ser humano a vida marginal e Jundiaí não tem feito nada para prevenir (com educação, cultura e esporte de qualidade e ao alcance de todos), e muito menos para curar essa ferida da sociedade. A intenção é válida, mas a solução é superficial.
E o segundo projeto, mesmo cheio de boas intenções, colocou o vereador Paulo Sérgio em uma pequena enrascada:
– O Projeto de Lei Nº 11.128/2012 foi criado no intuito de vedar cessão de uso de próprios públicos a entidades privadas e a particulares para promoção de eventos com fins lucrativos.
OU SEJA, o vereador pretendia evitar que o Parque da Uva fosse usado por entidades privadas para a organização de eventos que – segundo ele – não agregam muito a sociedade. No entanto, o que não perceberam ao elaborar tal lei é que ela também proibe o uso dos teatros municipais e vários outros aparelhos públicos, limitando e interferindo diretamente na vida artística da cidade.
Graças à pressão pública feita por um grupo de jovens artistas, super antenados e envolvidos com a sociedade, que o vereador se viu obrigado adiar a votação do projeto (com a promessa de que ele será revisto!). Eles são um exemplo de luta para todos os artistas jundiaiense e só temos a agradecer pela iniciativa!
Tal manifestação me deixou arrepiada de emoção, é o jundiaiense aprendendo a dialogar com o poder público, a correr atrás de seus direitos e expressar seus sonhos para uma cidade melhor. E uma coisa é fato, tudo vai ficar ainda melhor quando as sessões passarem a acontecer no período da noite!
Para saber mais sobre as sessões noturnas clique aqui.
- Nosso protesto vai além… - 22/06/2013
- 2013 é sinônimo de participação pública! - 05/02/2013
- Erros de concordância “eleitoral” - 07/06/2012
Deixe uma resposta