27 Melhorias para o Plano de Metas 2013
Publicada em 04/08/2013 às 17:06 | por Colunista Convidado
Artigo de Renata Prezotto
- – capacitar as atendentes e os médicos das UBS para um atendimento humanizado.
- – aumentar o numero de agentes comunitários nos bairros que já são atendidos, aumentar o numero de bairros a serem atendidos pelos agentes. Dar melhores condições de trabalho e principalmente, melhor salário.
- – estruturar trabalhos efetivo de recuperação à dependentes químicos e sua ressocialização.
- – ampliação de remédios entregue pela rede de saúde e a facilitação para retirada das pessoas.
- – entender porque os exames médicos pedidos pelos médicos tem fila de espera e solucionar este problema.
- – reduzir o analfabetismo é importante, mas verificar se não estão criando os analfabetos funcionais.
- – volta nas escolas da matéria ética e sociedade.
- – valorizar as atividades esportivas quanto a variedade de atividades, qualidade das atividades e incentivo financeiro, para motivar os adolescentes e jovens principalmente de baixa renda a participarem para saírem da rua e freqüentarem corretamente a escola. Prevenindo o contato com o trafico.
- – ter tratamento especializado e efetivo para mulheres dependentes químicas.
- – orientação nas comunidades para adolescentes em relação a gravidez e doenças venéreas, principalmente para as adolescentes.
- – ampliar o atendimento odontológico nas UBS.
- – incentivar e facilitar a participação da população idosa em roteiros promovidos pela prefeitura em pontos turísticos da cidade.
- – ressocilização para egressos de penitenciarias aos moradores de Jundiaí, evitando que voltem ao crime.
- – trabalho educacional e capacitação trabalhista com os presos no Centro de Detenção Provisória instalado na cidade, aproveitando o tempo que estiverem aqui, antes de ir para alguma penitenciaria.
- – incentivo à melhorias no valor do IPTU para casas que tenham de alguma forma 30% no mínimo de permeabilidade no terreno da casa. Também incentivo para quem tiver algum outro tipo de projeto ambiental na casa, assim como, arvore em frente a casa.
- – no item humanização no transito, abrange a educação à motoristas de veículos quanto a segurança de ciclistas e pedestres?
- – sugiro que se estruture informativos ou outra forma educacional para que os motoristas aprendam a promover fluidez no transito, como: abriu o semáforo, saia; rua que se permita passar dois carros, não fiquei no meio, impedindo a passagem de outro carro; use seta; olhe no retrovisor…
- – uso de biodiesel no transporte coletivo.
- – que as empresas prestadoras de coleta de lixo e reciclável para a cidade, treinem, forneçam e obriguem os catadores a usar EPIs de segurança para sua saúde, como luvas, mascara, roupa de tecido reforçado para os catadores não terem contato com o material recolhido. Também que os catadores de materiais orgânicos, sejam treinados a NÃO coletar o que conseguem visualizar como garrafas PET, caixa de papelão e outros materiais recicláveis que estão visíveis. Isso é material para catadores de reciclável.
- – educação efetiva que atinja as crianças e adultos, como outdoors, televisão, escola, jornais, sobre o fim ao abandono de animais e a castração.
- – mapear as áreas na cidade que ainda não tem coleta e tratamento de esgoto, solucionando este problema que também há anos não foi resolvido…
- – realizar, como a coleta de reciclável, a coleta de óleo usado, tanto domestico, como comercial, em que o comercial, devem ser obrigados a separar e entregar para esta coleta.
- – mapear através do 156 os bairros com maior índice de abandono de animais e instalar câmeras de monitoramento.
- – castração permanente para a população no COBEMA e mutirão de castração constantes em variados bairros da cidade.
- – não permitir mais áreas de loteamento de terras nas áreas rurais, para preservação de áreas rurais, incentivando os moradores a continuar na agricultura.
- – esclarecer os índices utilizados nas metas. Os números do que se quer atingir não tem comparativos de como está e ai sim, onde quer chegar.
- – no Plano, quando se fala em mapear alguns itens, quem realizará estes mapeamentos? Por que tenho preocupação com este tipo de coleta de dados. Tem de ser feito com pessoas bem treinadas e com sensibilidade para o assunto que irá buscar.
Últimos posts por Colunista Convidado (exibir todos)
- Sobre turismo no Centro Histórico de Jundiaí - 11/09/2017
- Diretas, a Virada da Democracia - 11/09/2017
- O escola sem partido afeta a Ciência e o ensino de Ciências? - 05/07/2017
Leia mais sobre Outros
Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/27-melhorias-para-o-plano-de-metas-2013/
Deixe uma resposta