Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

300 castrados e chipados este ano

Publicada em 16/10/2009 às 12:30 | por Voto Consciente Jundiai

>ZOONOSES

16/10/2009

MATEUS VIEIRA Segundo Ozahata, há dois mil animais chipados hoje em Jundiaí

Segundo Ozahata, há dois mil animais chipados hoje em Jundiaí

A expectativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Jundiaí é atingir a meta de 300 animais castrados e chipados até o fim do ano. Hoje, há 15 cães e gatos que aguardam por doação na sede do órgão, na rua Prudente de Moraes, 744. Segundo o coordenador da Zoonoses, Carlos Ozahata, atualmente, há cerca de 2 mil animais com chip na cidade, o que permite o monitoramento em caso de acidentes ou abandono.

De acordo com Ozahata, a construção de um novo espaço para o CCZ permitiria ampliar o foco dos trabalhos em saúde pública. Já a coordenadoria seria responsável pela saúde animal. “Este é um projeto antigo. A questão animal hoje não se limita à Secretaria de Saúde, mas envolve Educação, Meio Ambiente, Transportes”, avalia.

Ele explica que a Zoonoses tem a função de orientar a população e encaminhar para a polícia ou Ministério Público os casos de abandono ou maus-tratos. “Os animais passam por uma triagem e é avaliado o risco que oferecem. Somente em situações de atropelamento, desvio de comportamento, como a agressividade, ou se estão muito velhos, fazemos o recolhimento.”

Ozahata ressalta que Jundiaí é uma das poucas cidades onde a Zoonoses desenvolve trabalhos de pesquisa, que têm foco no estudo de doenças e na prevenção da população. “Com a coordenadoria, focaríamos a saúde da pessoa. O prefeito já acenou para a criação deste espaço e tem desenvolvido estudos sobre isso.”

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/300-castrados-e-chipados-este-ano/