Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

3º Concurso Cidadonos estimula população a “fazer acontecer”

Publicada em 17/04/2015 às 12:32 | por Voto Consciente Jundiai
Publicado originalmente na Revista Apê Zero1: https://www.apezero1.com.br/3o-concurso-cidadonos-estimula-populacao-a-fazer-acontecer/

IMG_2198

“Fazer acontecer” é o tema do 3º Concurso Cidadonos, lançado nesta sexta-feira (17), no Senac Jundiaí. Nesta edição, mais do que incentivar a população a fazer propostas para melhorar a cidade, o objetivo do concurso é contribuir para o desenvolvimento da cultura de participação dos cidadãos. Para ser proponente ou apoiador é necessário acessar o site www.cidadonos.org.br. O concurso tem várias fases e, em agosto, as 12 propostas mais relevantes serão conhecidas.

Promovido pelo movimento Voto Consciente em anos não eleitorais, com apoio do Instituto Cidade Democrática, o Cidadonos chega em sua terceira edição consolidado como uma ferramenta eficaz, que permite aos jundiaienses integrarem as decisões políticas da cidade. Um exemplo do êxito da iniciativa são algumas propostas que já foram implementadas, como o Programa Nota Fiscal Jundiaiense, Bilhete Único e valor das passagens de ônibus a R$ 1 em dois domingos por mês.

O coordenador do movimento, Alberto Urbinatti, ressaltou que o concurso estimula a participação popular. “Como os proponentes e seus apoiadores precisam tentar eleger a sua proposta, o concurso cria um estímulo maior, que faz os interessados se mobilizarem.”

1

Luiz Ballas, que já participou em edições anteriores, elogiou a realização do Cidadonos, pois encontrou no concurso uma forma organizada de fazer sua ideia virar realidade. “Quando era adolescente, comecei a pensar na bicicleta como meio de transporte. Foi através das ações dos grupos de ciclistas que conseguimos transformar uma ideia relacionada à mobilidade urbana em realidade, como se pode comprovar pelo número, cada vez maior, de ciclovias por Jundiaí.”

Concurso – A população tem até o dia 7 de junho para contribuir com o envio de propostas e discussão de projetos de outros participantes; de 8 a 28 de junho, a fase Aplauso é dedicada aos proponentes, para que possam divulgar suas ideias e agregar apoiadores; entre os dias 29 de junho e 14 de agosto será possível sugerir que duas ideias semelhantes ou complementares sejam unidas; já em meados de agosto, as 12 propostas mais relevantes serão reveladas.

Depois de todo o processo, o próximo passo é a apresentação aos governantes, organizações sociais e empresas com objetivos em comum para Jundiaí. Em 2016, os candidatos a prefeito serão sabatinados pelo Voto Consciente e poderão registrar seu compromisso com a execução das propostas vencedoras do Cidadonos.

Balanço – Em apenas dois concursos (2011 e 2013) foram elaboradas cerca de 1200 propostas, que tiveram quase oito mil comentários e aproximadamente 17.300 apoios. São 33 ideias em processo de execução iniciado e 11 em fase avançada de implementação. Os participantes chegaram a 4500, entre cidadãos, governantes e organizações sociais.

Nova marca – A proprietária da agência de comunicação io!comunica e diretora de arte, Paloma Cremonesi, participou do lançamento do 3º Cidadonos para revelar a nova marca e comentar o conceito do slogan do concurso: “Participe, acompanhe, transforme Jundiaí”.

Paloma contou que o desafio de realizar as mudanças propostas pelo Voto Consciente foi gratificante de superar. “Trabalhamos com uma abordagem inclusiva, em que dois ícones do novo logotipo mudam e apresentam pessoas com características diferentes. Elas representam os cidadãos de Jundiaí”, afirmou.

2

Ela ainda ressaltou que as marcas são construídas com o envolvimento das pessoas, que, neste caso, são responsáveis pelas mudanças que querem na sociedade. “O slogan destaca a importância de as pessoas se engajarem e acompanharem o andamento das propostas vencedoras e serem mais ativas politicamente.”

Movimento Voto Consciente – Trazido de São Paulo para Jundiaí em 2006, por uma iniciativa do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o movimento é formado por cerca de 40 voluntários ativos, além de apoiadores, dedicados à promoção da cidadania e educação da população quanto à importância da atuação do cidadão na sociedade.

O Voto Consciente realiza o ranking de desempenho dos vereadores de Jundiaí e avalia o Plano Diretor e o grau de transparência do site da Câmara Municipal.

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/3o-concurso-cidadonos-estimula-populacao-a-fazer-acontecer/