Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

‘A conferência é um espaço democrático’

Publicada em 01/11/2009 às 19:48 | por Voto Consciente Jundiai

>CIDADES REUNIDAS

31/10/2009

“A Conferência das Cidades é um espaço para discussão de políticas públicas de forma democrática. A princípio, todos os municípios deveriam se preocupar em constituir o conselho municipal das cidades”, afirma o conselheiro da Conferência das Cidades e integrante do movimento nacional de luta pela moradia, Antônio José de Araújo. O evento foi criado desde a implantação do Ministério da Cidades, com o objetivo de levar à administração pública as necessidades da população. Em todo o País, a conferência já está na quarta edição, que será realizada, em âmbito nacional, entre os dias 24 e 28 de maio de 2010, com o lema ‘Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social’. Segundo a organização nacional do evento, os avanços e dificuldades para a efetiva implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano serão debatidos.

Em Jundiaí, a conferência chega ao 3º ano e será promovida até 31 de dezembro deste ano pela sociedade civil – o que, segundo o regulamento da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), responsável pela etapa estadual, é possível quando a iniciativa não parte do poder público. “Ainda existe uma certa resistência por parte do poder público em realizar a conferência e a montar o conselho. Ninguém quer dividir problemas. O discurso da participação popular é debatido, mas praticá-lo é difícil”, diz o conselheiro. Araújo já espera uma menor adesão este ano, comparado a outras edições. “Muitos prefeitos justificam que não encontram avanços na conferência. Mas isso não é verdade. Todas as informações são levadas para o ministério e definem políticas gerais. Programas como o Crédito Solidário e o Minha Casa, Minha Vida saíram dali.”

Etapa municipal – Foi publicado nesta semana o edital que trata da realização da 3ª Conferência das Cidades em Jundiaí. Quatro entidades se uniram para a montagem: Sindicato dos Alimentícios, Coati, Associação dos Aposentados e Pensionistas e Sindicatos dos Engenheiros. “Como a Prefeitura não demonstrou interesse, decidimos agir. A conferência é importante porque dá a chance de debater temas como o desenvolvimento da cidade, questões ambientais e qualidade de vida”, avalia Flávio Gramolelli, diretor do Coati. A Prefeitura foi procurada, mas não retornou até o fechamento da edição.

ROBERTA BORGES

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/a-conferencia-e-um-espaco-democratico/