Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

A história do Cineclube Consciência

Publicada em 12/03/2009 às 22:22 | por Voto Consciente Jundiai
Saiba + sobre o Cineclube Consciência (aqui)

Desde 2003 existiu em Jundiaí o cursinho pré-vestibular comunitário chamado Cursinho Consciência, fundado por alunos da Unicamp. Nesse espaço o Professor de geopolítica, Adriano Santos mantinha uma iniciativa cineclubista ao passar e discutir com seus alunos filmes relacionados com a sua matéria, iniciativa que durou até meados de 2006.

Por outro lado, houve uma iniciativa do Centro Cineclubista de São Paulo na figura do Diogo Gomes dos Santos, cineclubista e cineasta, junto com a Prefeitura de Várzea Paulista em promover um cineclube nesta cidade, no inicio de 2006, criando assim o Cineclube Estação Imagem.

Alguns participantes dessa iniciativa, moradores da cidade de Jundiaí, levaram a experiência para os alunos do Cursinho Consciência e juntos desenvolveram o projeto de criação do Cineclube Consciência no espaço do cursinho.

Essas atividades iniciaram em dia 24 de março de 2007, com a exibição do filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, exibição essa, realizada num aparelho televisor.
Desde sua fundação, muita coisa mudou e a programação foi amadurecendo, a estrutura melhorada e os membros do cineclube participaram de Fóruns de Cineclubismo no estado de São Paulo levando suas experiências e adquirindo novas.
Hoje o cineclube conta com um projetor digital, telão e aparelhagem de som, no qual já foram exibidos mais de 100 filmes e passaram por eles importantes convidados, entre eles:

• Leopoldo Paulino, escritor do livro Tempo de Resistência;
• Ivan Seixas e Rafael Martinelli, do Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo;
• João Luiz de Brito Neto, Cineasta;
• Luiz Lima, Historiador e Escritor;
• Toninho do diabo, Cineasta;
• Marcelo Muller e Mailin Millanês, ambos os cineastas com formação em Cuba;
• entre outros;

Além disso, o cineclube realizou o curta-metragem Sobreviva, resultado da “Oficina Básica de Criação Audiovisual” promovida pelo cineclube e que teve seu lançamento no dia 30 de agosto de 2008.
O filme ficou em segundo lugar em dois festivais, ganhando o prêmio de melhor atriz no Festival Cine Favela de Heliópolis-SP.

Em março de 2009 estamos comemorando com muito orgulho o nosso 2º aniversario, atualmente estamos localizados na sede do Sindicato dos Bancários, aonde continuamos realizando o nosso trabalho.
Compareçan as sessões e vamos continuar crescendo juntos!!!!

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/a-historia-do-cineclube-consciencia/