Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

A Serra do Japi precisa ficar tão longe do jundiaiense?

Publicada em 21/11/2011 às 15:36 | por Henrique Parra Parra Filho

Há pouco mais de dois meses, uma boa sorte de jundiaienses se uniu para participar da revisão do Plano Diretor da Serra do Japi e pedir que o índice de preservação da Zona de Conservação da Serra aumente de 50% para 80%. Escolhido o nome – Frente de Defesa da APA Jundiaí – e reunindo uma série de ambientalistas, jornalistas, advogados e agentes de transformação com bom trânsito e diálogo com a Prefeitura, a expectativa não poderia ser outra: vamos contribuir para um plano melhor e seremos ouvidos.

Há pouco mais de dois minutos, quando me veio a inquietação para escrever este artigo, a decepção e o azar de termos uma secretaria de planejamento com tão baixa capacidade de diálogo não poderiam ser maiores. Tem se mostrado uma tarefa hercúlea, desta de homens contra titãs, acompanhar o Conselho Gestor da Serra e Conselho de Defesa do Meio Ambiente.

A cada reunião, a revelação de mais uma alteração, de um novo projeto, de uma nova mudança “em estudo técnico”. A cada revelação destas, a falta de cópia dos projetos e a insistência de uma gestão do conhecimento privada, pouco transparência e que exclui conselheiros e cidadãos,só faz afastar os cidadãos do Plano Diretor e da própria Serra do Japi.

Deixo aqui uma pergunta: Quem já viu a última versão do Plano Diretor da Serra do Japi? Isso mesmo! A última versão, a mais atualizada e com as notas e indicativos do que exatamente está sendo estudado tecnicamente e que pode mudar. Tenho certeza de que tampouco os jornalistas jundiaienses receberam este documento e os vereadores, como vem sendo praxe, ficam de fora dos processos de formulação de políticas públicas.

Vejam bem, já temos que nos desdobrar para acompanhar audiências públicas realizadas às quatro da tarde na Prefeitura. Já temos que nos esforçar para ler as constantes alterações e caçar informações que não são compartilhadas. Vejam ainda que estamos nos esforçando, desdobrando e nos decepcionando para exercer um simples direito: cidadania.

Avatar

Leia mais sobre Outros

3 respostas para “A Serra do Japi precisa ficar tão longe do jundiaiense?”

  1. Avatar Fabio Storari disse:

    nada é por acaso, continuamos a querer fazer parte de algo que não está nas bases do procedimento dessa administração, que é a participação. essa gente que administra a cidade se acostumou a fazer tudo a quatro paredes sem ser incomodada e agora acha um transtorno ter que compatilhar os rumos da cidade com seus cidadãos. além do que isso dificulta os favorecimentos tão arraigados nessa concepção de administrador.

  2. Avatar David Alexandre da Silva disse:

    Em Jundiaí a coisa tá ruim hein amigo. Mas em Várzea ta muuuuuuito pior . Lá eles mudam o Plano Diretor em meio a uma série de irregularidades, o prefeito faz vista grossa e quando o povo quer fazer algo é acusado de politicagem !

    Continue em frente …. um dia o povo vence ! e Salve a Serra do Mursa

    http://www.salveaserra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/a-serra-do-japi-precisa-ficar-tao-longe-do-jundiaiense/