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Acerto de contas

Publicada em 18/02/2012 às 08:02 | por Lucas Maretti

 

Foi com alento que recebi o jornal local em minha casa dias atrás. Por dois motivos. Primeiro por conter o tema educação e o segundo por este mesmo tema, por vezes tão esquecido e relegado a rodapé de página, ter sido a matéria de capa, ainda mais sendo educação pública.

O entusiasmo é explicado pelo fato de a Escola Estadual Conde do Parnaíba ter sido uma das 16 instituições escolhidas para implantação do programa Ensino Médio Integral. O esboço do programa prevê mudanças como: mudança do tempo mínimo para os alunos permanecerem diariamente  na escola de 6 para 9 horas e meia, implantação de laboratórios de química, biologia e informática; aumento na variedade de línguas estrangeiras ensinadas. Além disso, os alunos terão mais autonomia em relação à própria educação pois terão oportunidade de escolher algumas matérias que irão cursar e que irão complementar sua grade horária junto com matérias obrigatórias, como língua portuguesa e matemática.

No fundo, as medidas são simples. Se autoridades e educadores esforçarem-se o suficiente para que o projeto dê certo não há dúvidas que mudanças significativas virão antes mesmo do esperado. É uma questão de colocar o projeto em prática imediatamente, já que seus resultados positivos são conhecidos há muito tempo em outros países e até mesmo aqui no Brasil, já que o programa é baseado em um bem sucedido aplicado em escolas do Pernambuco.

Meu único receio é que as mudanças parem por aí. A verdadeira revolução de que a educação precisa vai muito além dessas medidas. Citando o educador Ken Robinson¹ “a escola mata a criatividade” dos alunos. Precisamos pensar o método de ensinar, o que e como ensinar nossas crianças. E o primeiro passo para podermos revolucionar qualquer coisa é reconhecer e entender o problema com que estamos lidando.

No futuro lembraremos com vergonha de como tentávamos educar nossos jovens;  de como nós tentávamos ensinar química para nossos alunos sem levá-los ao laboratório ou como por décadas banimos filosofia e sociologia da grade curricular com medo de estarmos criando “revolucionários”nas escolas.

Pensando bem, as crianças que entrarem na escola esse ano, estarão se aposentando em 2065. Ainda assim, ninguém tem noção, apesar de toda perícia que apresentamos nos últimos tempos, de como o mundo vai estar daqui 5 anos. Mas nós temos que educá-las para esse mundo.” K.R

 

¹ https://www.youtube.com/watch?v=icfOU4VF0aQ e https://www.youtube.com/watch?v=zDZFcDGpL4U

https://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/13159/Educacao+em+tempo+integral+chega+a+Jundiai

https://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/02/ensino-medio-ja-e-integral-em-escolas-de-jundiai-e-itatiba-sp.html

 


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