Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Alguns desafios para o Cidadonos Eleições

Publicada em 14/01/2014 às 21:17 | por Márcia Pires

O ano de 2014, sem dúvida, será um ano pulsante, tanto para o cenário político do país, quanto para várias outras esferas sociais cotidianas. É inegável que, apesar de todas as críticas vociferantes, a expectativa da recepção de uma Copa do Mundo, sobretudo para as atuais gerações, após longos sessenta anos de espera, será um marco na definição dos investimentos futuros, públicos e privados.

As eleições deste ano acontecerão na sequência dos gritos e choros, sejam de alegria ou de derrota ao final da competição e não seria inútil afirmar que, sim, em seu resultado poderá existir um reflexo deste termômetro de humor e estado de espírito da população brasileira.

Olhando para a nossa região, ao menos uma parcela de cidadãos está na contramão do cenário acima exposto. Eles foram os vencedores do concurso Cidadonos, promovido a cada biênio pelo Voto Consciente Jundiaí.

Doze ideias vencedoras propondo o sonho da cidade para cada autor e que foram capazes de mobilizar e inspirar tantos outros sonhadores a nelas votarem e assim poder levá-las adiante.

Em ano de eleição de representantes nos níveis estadual e federal, esperemos pois, no mínimo, o compromisso dos candidatos com cada ideia, debatendo-as e assim obter uma agenda sólida de ações a serem executadas.

Além disso, não podemos nos esquecer que as cobranças e interlocução no nível municipal, seja ao legislativo ou ao executivo devem continuar firmes, pois vários sonhos vencedores, como por exemplo, a criação do Parque Linear do Rio Guapeva, o programa da nota fiscal jundiaiense, a adequação da Câmara Municipal à lei de acesso à informação ou a criação de um parque botânico do bairro do Retiro, dependem integralmente do comprometimento de vereadores e prefeito.

O papel do Voto Consciente será crucial nesse cenário, pois este também será o biênio de atuação do Cidadonos Eleições, onde voluntários e demais representantes de classes cidadãs, dedicar-se-ão arduamente à missão de levar informação e estímulos ao diálogo, à sabatina com candidatos, ao conhecimento de proposituras de governo e dessa forma, prevenir, por mínimo que seja, nova avalanche de equívocos nas urnas.

O desafio local será o de aumentar o número de representantes das cidades da nossa região, a exemplo do que ocorreu em 2010, quando Jundiaí e cidades do entorno saíram da casa zero e elegeram três deputados.

Somente com a ajuda séria e de compromisso com prazos e ações, será possível realizar outros sonhos de nossos cidadãos e estarmos cada vez mais próximos do lugar ideal para se viver.

Márcia Pires

Leia mais sobre Outros

2 respostas para “Alguns desafios para o Cidadonos Eleições”

  1. O grande desafio é construirmos um debate para que as emendas parlamentares comecem a ser destinadas para os desejos e propostas da população. Inverter a lógica também deste processo, reforçando o diálogo e a participação.

    Mas como em 2010 conseguimos avançar para a eleição de representantes e chegamos a perdê-los todos durante as eleições, acho que nosso desafio também será de registrar um compromisso público de se cumprir integralmente o mandato ao qual foi eleito.

    • Márcia Pires Márcia Pires disse:

      Exato Henrique! Não é – minimamente – aceitável que representantes simplesmente queriam concorrer a outros cargos de seu interesse exclusivo, tendo sido eleitos em pleito anterior. Se porventura obrigá-los a cumprirem integralmente seus mandatos vigentes não for possível via direitos previstos na Constituição ou afins, uma saída eficiente seria obter deles compromisso público e moral. Assim será possível mostrar à população, quem são os que se mantiveram firmes na missão para a qual foram agraciados por seus eleitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/alguns-desafios-para-o-cidadonos-eleicoes/