Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Animais: comissão conclui primeira fase de investigação

Publicada em 03/07/2009 às 11:41 | por Voto Consciente Jundiai

CÂMARA

2/7/2009

MATEUS VIEIRA Bombeiro diz que denúncias são encaminhadas para o Ministério Público

Bombeiro diz que denúncias são encaminhadas para o Ministério Público

Após quatro reuniões e visitas in loco, a Comissão Especial criada na Câmara de Jundiaí para investigar a situação dos animais domésticos e silvestres em Jundiaí finalizou, na manhã de hoje (03), a primeira parte dos trabalhos, relacionada a cães e gatos. O grupo retoma a apuração em agosto, quando também será elaborado um relatório com as informações já obtidas neste levantamento.

“Vimos que a educação, a posse responsável e a castração devem atuar juntas para diminuir a população animal em Jundiaí. Hoje temos cerca de seis mil cães e gatos abandonados na cidade. Falta um trabalho mais efetivo”, avalia o presidente da comissão, vereador Júlio César de Oliveira (PSDB), o Julião. O grupo é formado, também, por Ana Tonelli (PMDB) e Leandro Palmarini (PV). A quinta reunião está marcada para o dia 13 de agosto.

Captura – Foram ouvidos representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Conselho Regional de Medicina Veterinária e Associação dos Médicos Veterinários de Jundiaí e Região (Amvejur). Segundo Carlos Eduardo Smicelato, subcomandante do 19º Grupamento de Bombeiros, a corporação é chamada quando animais silvestres são abandonados na cidade. “Fazemos a captura e os encaminhamos para a Associação Mata Ciliar”, detalha. Ele aponta que o número de ocorrências que chegam ao Corpo de Bombeiros diminuiu. “Acreditamos que as campanhas sobre compra de animais silvestres e contra maus-tratos tenham contribuído.”

Gerivaldo Antônio, sargento da Polícia Ambiental, explicou que, entre os trabalhos, está a investigação sobre vendas de animais silvestres e pesca ilegal. Na Região de Jundiaí a polícia registra casos de caça irregular e roubos a gado. Cuidar da fauna e da flora é responsabilidade, no Estado, da Ambiental. Os flagrantes podem provocar a apreensão e até o pagamento de multa. “Nestes casos, elaboramos um termo circunstanciado de ocorrência, que segue direto para o Ministério Público.”

A corporação de Jundiaí abrange nove municípios e faz duas patrulhas diárias. “É impressionante ver que as pessoas dizem que amam os animais, mas não os tratam de forma decente.” Desde abril, o grupo já ouviu a Zoonoses, Secretaria de Saúde e entidades ligadas à causa na cidade, além de visitar a sede da Uipa.

ROBERTA BORGES

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/animais-comissao-conclui-primeira-fase-de-investigacao/