Aprovada alteração que permite nepotismo
5/2/2009
A Câmara de Jarinu aprovou, em 1º noturno, na sessão ordinária, anteontem à noite, projeto de lei que altera a Lei Orgânica do Município. A modificação permitirá que a prefeita Maria de Fátima Moura Lorencini (PTB) contrate parentes para cargos de primeiro escalão.
Funcionários da Prefeitura disseram ontem que a intenção da prefeita é de colocar o marido dela, o ex-prefeito Toninho Lorencini, como secretário de Governo, e as duas filhas do casal, na Secretaria de Planejamento. Fátima foi procurada ontem pela reportagem para comentar o assunto, mas não retornou às ligações. Uma das atendentes disse que a prefeita só irá se pronunciar sobre o projeto hoje.
A prefeita já havia tentado, através de liminar na Justiça, nomear o marido e as filhas nos cargos, mas o pedido foi rejeitado. A contratação de parentes para cargos públicos, chamada nepotismo, foi proibida em agosto do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A votação de anteontem foi feita em primeiro turno e, por enquanto, os parentes não poderão assumir os cargos. O projeto retornará para votação em 10 dias.
Uma das filhas, Elisângela Lorencini, foi procurada pela reportagem, mas não quis comentar o assunto. A outra filha, Eliana, não retornou aos contatos do JJ Regional. O presidente da Casa, Janio Lorencini, também não quis comentar a aprovação do projeto.
fonte: JJ
Deixe uma resposta