Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

As eleições e os nossos quintais

Publicada em 31/05/2012 às 22:20 | por Márcia Pires

Fortalece-se há poucos meses, nos trabalhos de desenvolvimento pessoal dos voluntários da ONG Voto Consciente Jundiaí, a ideia de formação de guerreiros.
O guerreiros seriam aqueles capazes de construir um tecido social forte, onde cada um é responsável por seus “próprios quintais”, seja incentivando, seja promovendo ações de mobilização de suas comunidades e demais para discussão de problemas, elaboração de propostas e soluções, e envolvimento da administração pública na resolução.
Como primeira experiência de formação de guerreira, engajei-me em uma causa local, porém em circunstâncias a mim externas: uma visita do prefeito de Jundiaí à associação dos moradores do meu condomínio residencial, organizada por vizinhos meus e membros do partido político do prefeito.
Naquela mesma semana, marcou-me bastante uma matéria publicada por um jornal local, de uma entrevista feita com o professor doutor em Sociologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Wagner Iglecias, abordando fatores que levam ao descaso da população com as eleições e a política em geral. Segundo o professor, a sociedade em sua maioria vê a política como “muito chata” ou “muito suja” e acredita que a solução de problemas é possível apenas em âmbito individual. Completou ainda, que seria preciso fazer o esforço de sair da vida privada e discutir os temas públicos e que mídias digitais seriam capazes de transformar este cenário.
Inspirada pelo reforço para lá de positivo desta leitura, pus-me a divulgar a visita do prefeito em “meu quintal” – por acaso era meu quintal mesmo, literalmente – através das redes sociais, convocando a presença dos vizinhos que faziam parte de minha rede particular, solicitando que o mesmo fizessem com os demais moradores.
O resultado? Bem …O resultado, não fosse eu uma eterna persistente nas causas em que acredito, teria me deixado levar pela decepção. Nenhuma, absolutamente nenhuma das pessoas a quem chamei pessoalmente por assim dizer, ainda que por meio virtual, compareceu.
Fica claro pela experiência vivida que, além de compromisso, comprometimento, amor e motivação pela causa do engajamento político da sociedade, começando pelos quintais de cada um, há que se ter também uma gigantesca dose de persistência para debelar toda a chatice e sujeira atribuídas por nossos cidadãos à política.

Márcia Pires

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/as-eleicoes-e-os-nossos-quintais/