Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Audiência Pública sobre a LDO

Publicada em 25/06/2009 às 01:07 | por Voto Consciente Jundiai


Nesta Quarta-feira, 24 de Junho de 2009, foi realizada audiência pública sobre a questão orçamentária de Jundiaí. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Câmara Municipal por ter convidado a ONG Voto Consciente para participar do tema e acredito que outras entidades, instituições e grupos também tenham sido convidados. Tal fato é muito positivo para fomentar o debate, esclarecer dúvidas e divulgar o assunto para a população.


No entanto, percebi que foi muito precário o envolvimento dos cidadãos jundiaienses, pois o público era composto, em sua maioria, de secretários ligados ao governo. Diversos fatores podem contribuir para esse afastamento da população, e esta talvez seja uma questão até mais importante a ser discutida. Na minha opinião, o principal deles é o horário em que acontecem tanto as sessões ordinárias quanto as audiências públicas (ambas durante a semana, no período da manhã) e acredito que a mudança do horário deve ser colocada em pauta.

Enfim, a importância do tema que envolve os orçamentos do município também é muito grande, portanto essa discussão deve continuar e englobar subtemas, como por exemplo a implantação do “Orçamento Participativo” em Jundiaí, não apenas virtual e por um período de tempo, mas, como uma nova e democrática forma de governar.

Resumindo: A Câmara acerta ao convidar entidades e Ongs para a Audiência. Revela aí o objetivo de efetivar um debate. O mesmo objetivo exige a mudança do horário e a criação de ferramentas para um Orçamento Participativo. A existência da primeira é incoerente com a ausência dos últimos e ambos devem necessariamente entrar em concordância.

Alberto Urbinatti, Coordenador de Sessões da ONG Voto Consciente Jundiaí

FOTO: ALEX M. CARMELLO DO JORNAL DE JUNDIAÍ.

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Uma resposta para “Audiência Pública sobre a LDO”

  1. Avatar Anonymous disse:

    Alberto, o problema é que quando o projeto vai para a câmara para ser analisado ou votado tudo ja foi articulado nos bastidores …é puro P.F. estando lá, nem Gandhi consegue mudar alguma coisa.A sociedade civil precisa é aprender atraves de seus representantes (tipo VOTO CONSCIENTE)a acompanhar o processo de leis antes de ele ir a votação ou discussão. E se articular com profundo conhecimento da causa. Ali na camâra meu amigo,a coisa ja degringolou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/audiencia-publica-sobre-a-ldo/