Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

“Aulão” na praça atrai eleitores interessados em um voto consciente

Publicada em 12/06/2019 às 15:39 | por Laura Stoppa

O que faz um vereador? O que é política? Qual a diferença entre os poderes do Estado? Essas e outras perguntas foram respondidas pelos voluntários do Voto Consciente Jundiaí no último sábado (08) em frente à catedral Nossa Senhora do Desterro, no centro da cidade, durante a 1ª Aula Pública promovida pelo movimento, em que foram abordados temas como cidadania e participação social. “Venha conversar com a gente e faça desse momento uma via de mão dupla” foi o chamamento dos voluntários, atraindo várias pessoas que atenderam ao apelo para tirar dúvidas e informar-se também sobre o trabalho desenvolvido pelo Voto.

As pessoas que passavam pelo local receberam dicas de como podem melhorar e contribuir com as políticas públicas do Município. Durante o bate-papo foram distribuídas exemplares da última Ficha Pública, material produzido pelos voluntários em época pré-eleitoral que registra as promessas dos candidatos da cidade, o que cada um deles faz e dá nota pelo desempenho dos vereadores em época de eleição municipal.

Foi aplicado em abordagem individual o jogo “Cargos e Cargas”, quebra-cabeça concebido pelo grupo da Fast Food da Política, que promove a compreensão da política de forma lúdica através de jogos educacionais. Os voluntários convidavam as pessoas a montar o quebra-cabeça que explicava a divisão dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) nas esferas federal, estadual e municipal.

“No momento da aplicação do método alguns eleitores se diziam desinteressados e desesperançosos pela política, mas logo se animavam ao conversar com os voluntários, disse Rani Mello, coordenadora da área de Educação. Ela considerou como muito positivo o retorno dado pelas pessoas. “Seu” Luiz, um dos participantes, conseguiu gabaritar. Apreensivo no começo, pegou confiança e acertou praticamente todas as perguntas. Mostrou-se bem entusiasmado e quis até tirar foto do jogo para ter uma “colinha” quando precisasse.

Texto: Cláudia Muller, jornalista e voluntária do Voto.


Leia mais sobre Eventos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/aulao-na-praca-atrai-eleitores-interessados-em-um-voto-consciente/