Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Boletim do COATI – 24/09/2009

Publicada em 25/09/2009 às 10:05 | por Voto Consciente Jundiai

Boletim do COATI

24/09/2009
Confira nesta edição:

DESARTICULADOS, CONSELHOS AMBIENTAIS DEVEM VOLTAR A FUNCIONAR EM JUNDIAÍ
NOVA ONÇA APARECE NA REGIÃO
PROJETO D’ANGOLA NA ESCOLA TEM VAGA PARA SEGUNDO SEMESTRE
COATI DESENVOLVE ECOTURISMO E ESTUDO DO MEIO NA JURÉIA
COMITÊ CONVIDA PARA O CIDADEDEMOCRATICA

DESARTICULADOS, CONSELHOS AMBIENTAIS DEVEM VOLTAR A FUNCIONAR EM JUNDIAÍ
Depois de quase dois meses sem reuniões oficiais, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e o Conselho Gestor da Serra do Japi devem voltar a funcionar em outubro. Na última quarta-feira (23), foi eleita a nova diretoria do COMDEMA, com gestão até 2011. Foram eleitos: Fabio Frederico Storari (Presidente), Nivaldo Calegari (Vice-Presidente), Roberval Guitarrari (1° Secretário) e Fabio Campos Alves (2° Secretário). Para retomar os trabalhos, foi criada uma Câmara Técnica para realizar levantamentos sobre o projeto do trem-bala que cortará o município.
A desativação dos conselhos ambientais aconteceu devido à demora na publicação, pela Prefeitura, de editais e de portarias na Imprensa Oficial do Município. O aparente descaso oficial frente ao COMDEMA reflete no edital de eleição que consta na página oficial na internet: refere-se ainda à eleição do ano de 2007 (disponível em https://www.jundiai.sp.gov.br/PMJSITE/portal.nsf/V03.02/smpm_comdema?OpenDocument). Entretanto, segundo o atual Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Jundiaí, Jaderson Spina, a intenção da Prefeitura é interagir melhor com os conselhos municipais, tendo afirmado que algum eventual descaso que possa ter ocorrido no passado não mais acontecerá.
Segundo informação da Prefeitura, a Portaria com a data de eleição para o conselho Gestor da Serra do Japi deverá ser publicada na Imprensa Oficial do Município nesta sexta-feira (25).

NOVA ONÇA APARECE NA REGIÃO
Um filhote de onça parda macho, com pouco mais de um ano de idade, foi atropelado na semana passada na rodovia Anhanguera, entre Jundiaí e Louveira. Esta é a segunda onça capturada em menos de sete meses na Região. No início do ano, uma onça parda fêmea foi encontrada em um condomínio de Vinhedo, debaixo de uma escada de uma casa em construção. Ainda sem comprovação, há suspeita de que a onça atropelada seja parente daquela encontrada em Vinhedo. O aumento do número de empresas e condomínios e a consequente pressão sobre as áreas verdes da região são os principais motivos do registro de animais silvestres em áreas urbanizadas.
Bem diferente do relatório de avifauna apresentado no processo de licenciamento da ampliação do Aeroporto de Jundiaí, a região que compreende a Serra do Japi e a Serra dos Cristais possui animais de diferentes espécies, incluindo felinos. Este é mais um dos motivos para que a preservação destes redutos de mata atlântica sejam preservados.

PROJETO D’ANGOLA NA ESCOLA TEM VAGA PARA SEGUNDO SEMESTRE
O projeto D’Angola na Escola, da Unilever-fábrica Vinhedo, está completando 10 anos de atividades em 2009 e ainda tem vagas para o programa de visita à empresa. Desenvolvido em parceria com a empresa e monitorado pelo COATI, o projeto tem atividades de educação ambiental e recreação adaptadas aos procedimentos e equipamentos de segurança da unidade fabril.
As atividades acontecem todas as sextas-feiras, quando os convidados são recepcionados por colaboradores da empresa, assistem a um vídeo de apresentação da fábrica, tomam um lanche e seguem para uma visita no interior da empresa, para conhecer o processo produtivo. Depois, os monitores do COATI acompanham os visitantes num roteiro na área externa da fábrica, onde conhecem os equipamentos de meio ambiente e participam de uma animada gincana ecológica. Para finalizar, a empresa oferece certificado e outros brindes. O projeto já atendeu cerca de 9 mil alunos de escolas públicas e particulares, de 1999 a 2008.
Os interessados devem contatar [email protected] para mais informações e agendamento de visitas.

COATI DESENVOLVE ECOTURISMO E ESTUDO DO MEIO NA JURÉIA
O núcleo de atividades do COATI-Juréia está instalado em Peruíbe (litoral sul de São Paulo), dentro da Estação Ecológica de Juréia-Itatins, em Vila Barra do Una, uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas no Brasil.O COATI-Juréia disponibiliza um espaço para pousada de grupo de ecoturistas, pesquisadores e estudantes que tenham interesse em desenvolver atividades de estudo do meio, pesquisa ou simplesmente para um passeio de final de semana.
O acesso ao núcleo de atividades do COATI-Juréia é feito a partir de Peruíbe, seguindo sentido Guaraú e depois por uma estrada de 18 Km de terra até Vila Barra do Una. No COATI-Juréia é possível seguir por trilhas na Mata Atlântica, passear nos costões rochosos, curtir as belas praias e um banho de mar, nadar no rio Una e praticar ecocanoagem para observar o mangue bem de perto.Todas as atividades desenvolvidas no COATI-Juréia são monitoradas por pessoal especializado. Mais informações e agendamento podem ser feitas pelo www.coati.org.br.

COMITÊ CONVIDA PARA O CIDADEDEMOCRATICA
Cidade Democrática é um site onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para uma cidade cada vez melhor.
Para participar, basta criar o seu perfil em www.cidadedemocratica.org.br/cadastro e seguir as instruções. A partir de seu perfil você pode comentar e criar propostas e problemas, que são formas dos cidadãos e entidades manifestarem-se e tornarem-se protagonistas no Cidade Democrática.Se você vê um problema na cidade ou no seu bairro, pode apontar este problema criando um título e um texto descritivo, escolhendo os temas a que se relacionam. O mesmo ocorre com as propostas que, ao serem criadas, funcionam como pequenas campanhas que podem ser divulgadas e receber apoios.As ações estão sendo definidas e planejadas por um comitê, em reuniões abertas às entidades e qualquer cidadão. Confira o cronograma de atividades do comitê do Cidade Democrática de Jundiaí:

– 24/09
Encontro com o Deputado Estadual Pedro Bigardi
Horário: 19h30 às 20h30
Local: Rua Zuferey, 103, Vianelo, Jundiaí/SP

– 03/10
Reunião do Comitê Cidade Democrática
Horário: 17h30 às 18h30
Local: Cineclube Consciência – Rua Prudente de Moraes, 843 – centro, Jundiaí/SP

– 08/10
Evento de lançamento do Cidade Democrática com a presença dos criadores do Cidade Democrática em São Paulo
Horário: 9h30min às 20h30
Local: Câmara Municipal de Jundiaí

Atue! Mobilize! Participe!
www.cidadedemocratica.org.br

******Para receber o boletim do COATI mande um email para: [email protected]
Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/boletim-do-coati-24092009/