Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Câmara aprova fim do voto secreto para vetos

Publicada em 11/11/2009 às 08:50 | por Voto Consciente Jundiai

>LEGISLATIVO

11/11/2009

VALTER TOZETTO JR Foi aprovada, ontem, em segundo turno proposta de emenda à Lei Orgânica: vetos não serão mais votados secretamente

Foi aprovada, ontem, em segundo turno proposta de emenda à Lei Orgânica: vetos não serão mais votados secretamente

A proposta de emenda à Lei Orgânica que prevê a abertura de votações em apreciações de vetos encaminhados pelo Executivo foi aprovada por unanimidade, ontem de manhã, em segundo turno pelos vereadores. Com isso, agora, continuam secretas, no Legislativo, somente as votações em processos de cassação de prefeito e vereadores. A votação foi acompanhada por diversas entidades. O deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) também estava na Câmara. Ao final, quando foi declarada a aprovação, todos que estavam no plenário ficaram em pé e aplaudiram a mudança.

Paulo Sérgio Martins (PV), autor do projeto, se emocionou. “A transparência já existe nesta Casa, mas agora a cobrança (por parte da população) será mais efetiva e nossa participação, mais límpida.” Ele foi o último a registrar o voto. “Quem está acostumado com a de mau do Paulo Sérgio delegado, vê que não é isso. Esta votação dá nó na garganta, dor no coração e frio na barriga.” Agora, a Câmara promulgará e publicará a emenda na Imprensa Oficial para a vigência imediata. Ao contrário do que foi informado anteriormente à reportagem do JJ Regional, a Mesa Diretora do Legislativo não terá de apresentar um projeto de resolução para adequar o Regimento Interno ao novo texto da Lei Orgânica do Município.

A presidente da OAB-Jundiaí, Gisele Charmillot Germano de Lemos, avaliou que tanto o voto aberto quanto o plebiscito são importantes. “Precisamos conhecer a opinião do vereador que elegemos e é importante incentivar a participação popular.” O presidente da Associação Maçônica, João da Gama, também elogiou a iniciativa. “A cidade está ganhando.” Bigardi avaliou que foi uma sessão histórica. “Vim prestigiar ambas as votações (do voto aberto e do plebiscito). Os dois projetos têm meu total apoio”, disse o deputado.

ROBERTA BORGES
Notícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/camara-aprova-fim-do-voto-secreto-para-vetos/