Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Câmara faz balanço de ações

Publicada em 13/10/2009 às 15:04 | por Voto Consciente Jundiai

>ANIMAIS

12/10/2009

ALEXANDRE MARTINS Comissão foi aberta em abril e enfocou a questão animal. O vereador Júlio César quer melhor instalação para Zoonoses

Comissão foi aberta em abril e enfocou a questão animal. O vereador Júlio César quer melhor instalação para Zoonoses

A Comissão Especial para avaliação da coexistência de animais com a população humana e suas implicações, criada em abril na Câmara de Jundiaí, promove, na próxima quinta-feira (15), a última reunião. Um balanço dos seis meses de trabalho – que incluiu a participação de representantes de entidades, Polícia Ambiental, Guarda Municipal e do Centro de Controle de Zoonoses de Jundiaí – será feito durante o encontro final. Um relatório com a análise da situação dos animais em Jundiaí, em especial cães e gatos, será enviado à Prefeitura.

O presidente da comissão, vereador Júlio César de Oliveira (PSDB), o Julião, avalia a iniciativa como “muito positiva”. “Há muito para mudar quando o assunto é o bem-estar animal em Jundiaí. Uma dos principais pontos são as próprias instalações do Centro de Controle de Zoonoses. O prefeito Miguel Haddad já mostrou carinho e interesse para melhorar bastante este setor”, afirmou.

Segundo ele, a realidade de Jundiaí deverá ser comparada, no relatório, com a experiência de outras cidades. O material é aguardado pela Secretaria Municipal de Saúde. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Executivo informou que, assim que for encaminhado, “o relatório passará por análise de viabilidade técnica e financeira”. “A Secretaria de Saúde entende que a comissão buscou experiências interessantes e que será apresentado um trabalho bastante consistente”, diz nota.

Histórico – A Comissão Especial – formada ainda pelos parlamentares Ana Tonelli (PMDB) e Leandro Palmarini (PV) – passou a funcionar a partir de 24 de abril. Um dos principais focos da investigação esteve relacionado ao abandono e maus-tratos de animais na cidade. Os vereadores ouviram representantes de entidades que atuam no acolhimento ou encaminhamento de animais e visitaram, pessoalmente, a sede da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), que abriga, em 180 canis, 800 cachorros. Os animais silvestres também foram alvo de debates.

A primeira reunião do grupo contou com a presença do responsável pela Zoonoses, Carlos Ozahata, e enfocou a regulamentação da lei municipal 6.320, de 2004, que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos no município. A lei é tida por políticos e profissionais da área como trunfo para minimizar os problemas relacionados aos animais domésticos.

Em junho, a secretária de Saúde, Tânia Pupo, foi ouvida pelos parlamentares. Na época, ela detalhou que há três processos relacionados ao tema em trâmite na Prefeitura: o mais antigo, de 2007, cria o Núcleo de Proteção Animal; os outros dois, ambos do ano passado, avaliam um terreno para a construção da Zoonoses, além de um convênio com médicos veterinários. “Estamos fazendo um diagnóstico da saúde como um todo e, nesta área, ele aponta para estas necessidades. Hoje, não existe uma política de saúde animal na cidade”, afirmou a secretária na ocasião.

ROBERTA BORGES

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/camara-faz-balanco-de-acoes/