Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Câmara já votou o projeto que cria secretarias

Publicada em 20/02/2009 às 09:47 | por Voto Consciente Jundiai

JARINU

20/2/2009

CRISTINA HAUTZ SESSÃO DA CÂMARA Polêmica do nepotismo causa erro de interpretação dos projetos

SESSÃO DA CÂMARA Polêmica do nepotismo causa erro de interpretação dos projetos

A substituição de diretorias por secretarias na Prefeitura de Jarinu já aconteceu há 18 dias. O mais inusitado é que, em meio à polêmica da contratação de parentes da prefeita Maria de Fátima Lorencini (PTB), alguns vereadores nem sabem que isso já foi alterado. Na sessão de terça-feira, na Câmara, inclusive, oposição e situação criticaram o fato da cidade ainda ter apenas diretorias.

O Executivo informou, ontem à tarde, por meio da assessoria de imprensa, que a mudança de nomenclatura foi aprovada pelos vereadores no dia 3, conforme projeto de lei complementar 02/2009. O que ainda precisa ser votado é o 2º turno do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, que pede a alteração de um trecho do artigo 77-A (responsável por proibir o nepotismo, ou seja, a contratação de parentes sem a realização de concurso público em cargos de direção).

A proposta estava prevista para entrar na pauta da sessão de terça-feira. A população compareceu à Câmara, mas o projeto não foi colocado em discussão. Um requerimento do vereador Milton Martins da Silva, o Bugio (DEM), pedindo a votação imediata da propositura, também foi rejeitado.

Alguns parlamentares, no entanto, demonstraram desconhecimento do fato durante a sessão. “Vou votar a favor do requerimento. Quero que seja votado porque sou favorável às secretarias, não ao nepotismo. Jarinu ainda vive na idade da pedra com as diretorias”, destacou o tucano Miraílton Moreira Gomes. “Votei a favor no primeiro turno por causa das secretarias, mas sou contra o nepotismo”, comentou o peemedebista Edson Ferreira Lima.

A informação correta, no entanto, só foi passada à imprensa na quarta-feira à noite. A vereadora Débora Cristina do Prado (PTB) foi quem esclareceu o equívoco. “A alteração de diretoria para secretaria já foi votada e aprovada. Isso está confundindo a população”, ressaltou. O presidente da Câmara, Janio Lorencini (PTB), não foi localizado ontem para falar sobre o assunto. Ele também não respondeu ao recado deixado, ontem. A votação do 2º turno só acontecerá após reunião dos vereadores, mas não há data definida para que isso aconteça.

Retrospecto – Com a criação das secretarias, o Executivo informou que passa a contar com 10 pastas: Saúde, Educação e Cultura, Turismo, Esportes, Serviços Municipais, Governo, Obras, Jurídico, Financeiro e de Administração. Há intenção de criação da Secretaria de Planejamento.

Segundo o JJ Regional apurou, após a aprovação da mudança na Lei Orgânica, Toninho Lorencini assumiria a secretaria de Governo e as filhas Elizângela e Eliane responderiam por Administração e Planejamento, respectivamente.

EMERSON LEITE

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/camara-ja-votou-o-projeto-que-cria-secretarias/