Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Previsto para ser votado nesta terça, Câmara adia apreciação do Plano Diretor

Publicada em 19/06/2016 às 15:04 | por Claudia Muller

plano_diretor

Os vereadores de Jundiaí decidiram ontem no final da tarde, após divulgação no site da Câmara, não incluir a votação do Plano Diretor Participativo na pauta da sessão desta terça-feira (21).  Eles alegam que as emendas elaboradas por comissão especial da Casa criada para analisar o plano precisam ser ainda avaliadas pelo Executivo. Polêmico, o plano divide opiniões, desde munícipes que estiveram presentes nas discussões do texto durante dois anos e meio, e que aprovam o projeto, até comerciantes, industriais e empresários contrários à maneira como o plano foi elaborado. O assunto já foi debatido em duas audiências públicas realizadas na Câmara Municipal com assistência lotada, a última delas na última quarta (15).

Um dos pontos que mais gera discussão é o zoneamento do bairro do Caxambu. Para acirrar ainda mais os ânimos há as emendas ao plano, elaboradas pela comissão especial criada há pouco mais de um mês para analisar o texto. Há quem diga que as mesmas emendas são consenso entre os vereadores. No entanto, há aqueles que acreditam não haver unanimidade entre os parlamentares.

Segundo se comenta nos bastidores e até de forma oficial, a preocupação em se votar o projeto com urgência, postura observada nos bastidores nos últimos dias, dificultaria o debate no Legislativo, já que o texto demorou quase três anos para ser elaborado. As muitas dúvidas existentes entre os 540 artigos do plano precisam ser melhor explicadas pela comissão especial aos vereadores, dizem alguns técnicos.

 

 

Munidos de cartazes munícipes contrários ao plano protestam na assistência da câmara


Divisão

Durante a audiência da última terça-feira vários produtores rurais e representantes de entidades civis deram sua opinião na tribuna da Câmara sobre o plano.  Alguns plantadores de uva não consideram que a transformação do Caxambu em área rural seja um retrocesso. A mesma transformação para outros pode colaborar com a volta dos loteamentos clandestinos e com a degradação das nascentes. Antes da audiência cerca de 50 agricultores foram de trator à Câmara para demonstrar apoio ao plano.


Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/camara-planeja-colocar-plano-diretor-em-votacao-ja-nesta-terca/