Câmara sinaliza a intenção de acabar com voto secreto
Quinta-feira, 22 de outubro de 2009 – 04:04
Medida vale para os vetos do prefeito a projetos aprovados na Casa
José Arnaldo de Oliveira
Agência BOM DIA
A Câmara de Jundiaí anunciou na audiência pública de quarta que o fim do voto secreto em vetos do prefeito a leis aprovadas na Casa deve ser aprovado por unanimidade. O projeto de emenda à Lei Orgânica entra em votação de primeiro turno na terça-feira.
“A hora é oportuna diante de atos secretos em Brasília. O prefeito pode vetar uma lei por inconstitucionalidade, ilegalidade ou por ela ser inaplicável. Mas é a favor da transparência”, afirmou o ex-vereador Oraci Gotardo, atual assessor parlamentar de Miguel Haddad (PSDB).
A mesma postura foi divulgada pela ONG (organização não governamental) Voto Consciente, representada por Cláudio de Sá Benevides Neves, coronel da reserva e ex-comandante da Guarda Municipal. “Precisamos aplicar o código de ética e estimular o respeito dos mais jovens.”
Relator do Conselho de Justiça, Fernando Bardi (PDT) disse que a decisão “resgata o princípio federalista.”
Segurança ganha ação conjunta
A audiência de ontem tratou ainda da campanha “Jundiaí + Segura”, proposta pelos delegados e vereadores Fernando Bardi (PDT) e Paulo Sérgio Martins (PV).
Sem custos ao governo, a campanha deve buscar a mobilização de instituições, escolas, associações de moradores e entidades de apoio.
“Uma das metas é uma central de comunicação conjunta para serviços de emergência”, afirma Bardi listando as polícias Civil, Militar, ambiental, bombeiros, Guarda Municipal e mais Samu, trânsito, velório e Defesa Civil.
Para o GM Souza, a proposta converge com idéias da corporação. “Usamos o mapa feito pelo Núcleo de Violência da USP para aplicar conceitos de direitos humanos nos lugares de maior risco para crianças e adolescentes, por exemplo”. O projeto ainda não entrou em pauta.
fonte: BOMDIA
Deixe uma resposta