Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Campanha "Adote um vereador" será lançada hoje

Publicada em 09/02/2009 às 08:03 | por Voto Consciente Jundiai

VOTO CONSCIENTE

9/2/2009

RUI CARLOS O vereador Durval Orlato gostou da iniciativa.

O vereador Durval Orlato gostou da iniciativa. “Queria que umas cinco mil pessoas me adotassem”, brinca

A partir de hoje Jundiaí será incluída oficialmente na campanha “Adote um Vereador”, movimento que já acontece em diversas cidades de todo o País, como Ribeirão Preto, Piracicaba, São Paulo, entre outras. A cerimônia de lançamento será na sede do Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada (Coati), na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 51, no Centro. O acompanhamento do trabalho do vereador será feito através da internet, pela plataforma wiki.

A campanha nasceu de uma parceria entre o jornalista Milton Jung da rádio CBN e a ONG Voto Consciente de São Paulo com o objetivo de acompanhar mais de perto o trabalho dos vereadores. Na capital paulista, dos 55 vereadores, 24 já foram adotados.

De acordo com o coordenador da Voto Consciente em Jundiaí, Henrique Parra Parra Filho, o trabalho da ONG foi apenas incluir a cidade na campanha. O sistema funciona na plataforma wiki, da mesma maneira que a ‘Wikipédia’, enciclopédia aberta na internet que reúne informações sobre diversos assuntos e conta com a participação de internautas para que seu conteúdo seja atualizado. “Esse sistema tem um criador e não um dono, ou seja, todo mundo pode participar”, explica Parra. Outro objetivo é fazer com as pessoas consigam entender melhor como funciona o trabalho do vereador.

No endereço https://vereadores.wikia.com, o internauta poderá adotar um vereador e criar um blog (espécie de diário virtual) para publicar informações a respeito do político escolhido. Este blog será exibido dentro da página de Jundiaí do “Adote um Vereador”. “O difícil de montar um blog é garantir que ele tenha uma boa visibilidade e este é o objetivo desta comunidade, garantir que ela se torne uma vitrine”. Para evitar problemas como a publicação de notícias falsas e agressões verbais todo mundo que quiser publicar informações deverá assiná-las, assumindo sua autoria. “Mas de qualquer forma, a página tem um administrador que vai monitorar esse conteúdo e advertir o usuário se for necessário”.

No site é possível ainda encontrar notícias publicada pelos jornais da cidade, dados gerais sobre as últimas eleições, páginas com informações de cada vereador como número de votos, partidos dos quais já fez parte, telefone, email e ainda a relação dos funcionários de cada um dos gabinetes.

Opiniões opostas – Na opinião da vereadora, Ana Tonelli (PMDB), para que uma iniciativa como esta funcionasse, seria necessário que 16 pessoas que conhecessem o regimento interno da câmara e a Lei Orgânica do Município acompanhassem cada legislador durante 12 horas por dia. “Se não for assim, eles não estarão inovando em nada, já que no site da Câmara é possível questionar os vereadores e ver como andam os trabalhos. Já é uma vitrine para os eleitores e vereadores de outros municípios. Meus eleitores não me largam, me escrevem, me ligam e eu atendo. Um bom canal de comunicação com o legislativo já existe,”

Ja na oposição, o vereador Durval apóia a iniciativa. “Nossa, eu queria que umas 5 mil pessoas me adotassem”, brinca ele. “Quanto mais gente estiver acompanhando o meu trabalho, melhor”. Mas ele aponta um possível problema: que o site do “Adote um Vereador” acabe se tornando uma ferramenta de cobrança de ações que são de competência do executivo, por isso sugere a criação do “Adote o prefeito”. Sugiro que a ONG oriente quem for montar os blogs, de modo que essas pessoas tenham condições de entender melhor como é o nosso dia-a-dia”, finaliza Orlato.

THALITA BITTENCOURT

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Uma resposta para “Campanha "Adote um vereador" será lançada hoje”

  1. Avatar djalma da silva marchiori disse:

    moro em ituverava-sp gostaria de adotar um vereador para eu seugerir,reclamar e denuciar as irregulariedades do municipio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/campanha-adote-um-vereador-sera-lancada-hoje/