Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Candidatos a Prefeito recebem mais de R$ 3 milhões em doações ocultas

Publicada em 03/12/2012 às 17:27 | por Henrique Parra Parra Filho

A análise é fria: Busquei os dados no site do TRE-SP, somei no Excel e subi um desses gráficos. O objetivo foi de abrir o debate sobre as chamadas Doações “Ocultas”, que são aquelas destinadas pelos diretórios partidários aos políticos e que impedem ao cidadão saber exatamente quais doações, de quais doadores, abasteceram quais campanhas.

43% das doações recebidas por Pedro Bigardi são desse tipo. 58% das doações recebidas por Luiz Fernando são desse tipo. 62% das doações recebidas por Claudio Miranda são desse tipo. Vanderlei Victorino não recebeu nenhuma doação desse tipo (todas foram diretamente dos doadores) e a prestação de Ibis Cruz não apresenta nenhum valor (vou checar os motivos).

Para mim, a existência desse tipo de doações acaba configurando um “buraco” na lei, pois permite a doação para candidatos sem que o cidadão conheça estas relações. Para mim, basta atravessar a rua e ler um pouco de jornal para ver como o financiamento político por grandes lobbys econômicos ajuda a explicar boa parte dos escândalos e decisões equivocadas na vida pública brasileira.

Vale a pena que todos nós tenhamos, em nosso vocabulário, o sentido e significado do que são as “doações ocultas” e que elas estão presentes em nossa cidade. Que consigamos construir um país em que todas as doações sejam efetivamente abertas e vejamos as relações claramente. Que consigamos construir um país que os governantes sejam eleitos por recursos públicos, para que sejam dependentes do que é público e governem para o bem público.

Para quem quiser entender mais: https://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/eleitos-receberam-r-158-milhoes-em-doacoes-ocultas/

Antes de atirar a primeira pedra –
Você já doou algum recurso para candidatos ou partidos? Muitos já tentaram financiar suas campanhas com doações cidadãs e, nas tentativas mais conhecidas, isso foi um grande fracasso. Nós culpamos e pichamos os políticos, viramos as costas e eles acabam tendo que recorrer aos lobbys. Vale a pena olhar para isso, antes de cairmos nas críticas fáceis.

Avatar

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/candidatos-a-prefeito-recebem-mais-de-r-3-milhoes-em-doacoes-ocultas/