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Carta Pública – Pedala Jundiaí (texto integral)

Publicada em 20/02/2014 às 20:56 | por Gianlucca Hernandez

No dia 1º de janeiro de 2013, o movimento Pedala Jundiaí  – do qual sou voluntário integrante – organizou uma bicicletada, com a função de reunir ciclistas representando a voz dos usuários da bicicleta em meio a uma cidade que não os proporciona segurança, com isso, reivindicar melhorias na mobilidade urbana, assim como nos deslocamentos por meio de bicicleta. Nesse evento, com nome de “Bicicletada da Posse”,os cerca de quinze ciclistas presentes acompanharam os discursos ocorridos dentro da câmara municipal, talvez incomodando alguns cidadãos presentes devido o fato de suas bicicletas estarem estacionadas dentro do próprio prédio por falta de para ciclos (bicicletários) na localidade. Em seguida, acompanharam o comboio da câmara municipal até a prefeitura,( o que comprova que a bicicleta é um meio de transporte eficiente, tão quanto o carro em determinadas situações) que entre outros era composto pelos carros do prefeito, Pedro Bigardi, e do vice prefeito, Durval Orlato. No paço municipal ocorreram os atos públicos de transição de cargos, seguidos por discursos que acompanharam com muito entusiasmo e interesse em saber os planos que a nova gestão apresentaria para a mobilidade urbana, e claro, esperando escutar propostas de melhorias relacionadas a estrutura direcionada as bicicletas.

O Pedala Jundiaí é um grupo aberto, formado por voluntários que querem difundir a "cultura de Pedal".

O Pedala Jundiaí é um grupo aberto, formado por voluntários que querem difundir a “cultura de Pedal”.

Vale destacar também o compromisso público do atual Prefeito, Pedro Bigardi, em construir 30 km de ciclovias, 30kms de ciclorotas e 100 vagas de bicicletários públicos em cada terminal do SITU. Além disso, 100 bicicletas em sistema de aluguel em cada terminal. A implantação dos bicicletários e das ciclorotas (sinalização vertical e horizontal) em ruas de bairros pode ser tomada em curto e médio prazo, bem como a sinalização horizontal e vertical nos principais cruzamentos, avenidas e faixas de segurança para ciclistas à frente dos carros.

O Pedala Jundiaí prosseguiu o contato com gestores públicos, apresentando a estes uma seleção de materiais básicos e avançados para a criação de um sistema de ciclovias, com normas técnicas e embasamento federal, exemplos de malhas ciclo viárias de outros países e sistemas de aluguel de bicicletas, exemplos de sucesso do uso da bicicleta como meio de transporte, projetos de bicicletas ideais para ergonomia em massa, por assim dizer, e projetos para ciclos.

Além disso, estes materiais continham o parecer do grupo Pedala Jundiaí a respeito da importância da bicicleta como um meio de transporte nas cidades, com segurança, o que requer uma estrutura mínima e outras considerações importantes criadas colaborativamente desde 2009 -surgimento do grupo- até hoje.

Assim como para os carros são feitas as ruas, para as bicicletas são feitas as ciclovias, para que o ciclista tenha um espaço seguro para ir e vir. Estudos apresentados à prefeitura e a experiência do grupo, apresentam a bicicleta como uma das ferramentas possíveis para solucionar o problema da mobilidade na cidade, não todos, é uma solução, não a melhor, mas que merece a oportunidade de resolver ou contribuir para com a melhoria do problema da mobilidade. O grupo incentiva um trabalho conjunto entre o sistema integrado de transporte urbano (SITU) a um programa de mobilidade com bicicletas que possibilite, por exemplo, alugar uma bicicleta em um ponto da cidade, pegar uma ciclovia direta para um terminal de ônibus do SITU, estacionar a bicicleta em local adequado e seguro e seguir viajem de ônibus. Integrar e possibilitar o acesso de bicicletas a ônibus sem pagar muito mais que uma passagem única por isso, além do aluguel já pago pela bicicleta – como um bilhete único, o que já existe e funciona -.

Pedala Jundiaí é um grupo aberto, formado por voluntários que querem difundir a “cultura de Pedal”, responsável pela Bicicletada Jundiaí desde 2009, que participa de um movimento mundial, inspirada na Massa Crítica, ou Critical Mass, que começou a tomar as ruas de São Francisco nos EUA no início dos anos 90. Formada em abril de 2009, a Bicicletada é um movimento sócio ambientalista, cujo objetivo é conscientizar as pessoas a utilizarem transportes alternativos, saindo do individualismo motorizado para construir uma sociedade mais saudável e humana, buscando também o respeito por parte dos motoristas para com os ciclistas, e das autoridades, através do investimento em ciclovias, principalmente, e sinalização adequada, além do transporte público.

Decorrente ao não andamento das respostas dadas pelo poder público, o Pedala Jundiaí espera com esta carta, um posicionamento dos responsáveis pela resolução das solicitações  – em reuniões e encontros já citados – feitas pelos ciclistas e pelos voluntários integrantes do Pedala Jundiaí, resoluções estas oficializadas em publicações de jornais locais.

 Além disso, o grupo declara esperar pela criação –por parte dos gestores públicos- de uma agenda a ser seguida com a indicação dos trabalhos a serem realizados e ainda deseja e pode contribuir para com diversas tarefas a serem realizadas em prol de mais segurança na mobilidade urbana a bicicleta. Resumindo-se, portanto, na cobrança pública das propostas feitas em junho do ano passado e alerta para a necessidade de ações mais rápidas por parte do Poder Público. Contudo propostas no sentido de melhorar a sinalização e a segurança para pedestres e ciclistas podem e devem ser tomadas em curto prazo.

Atenciosamente, Pedala Jundiaí

 Link do documento na íntegra: https://www.facebook.com/PedalaJundiai/posts/478825732221703
 
Este outro texto expressa como me sinto enquanto ciclista em Jundiaí: https://votoconscientejundiai.com.br/mobilidade/a-lentidao-do-transporte-comeca-na-secretaria/#comment-84255


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