Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Câmara: Plano Diretor alterna protesto e apoio em mais uma audiência pública

Publicada em 15/06/2016 às 11:14 | por Claudia Muller

Em meio a opiniões divergentes,  a Câmara Municipal realiza nesta quarta (15), a partir das 19h, a segunda audiência pública para discutir o projeto do novo Plano Diretor Participativo de Jundiaí, já em tramitação na Casa. Vereadores que integram a comissão especial formada para apreciar o plano, independente das comissões permanentes do Legislativo, já admitem abertamente a possibilidade de se acrescentar emendas ao projeto. Isso apesar de o plano ter sido discutido por 101 delegados em mais de 70 reuniões pelos bairros da cidade ao logo de dois anos e quatro meses.

Representantes do comércio, indústria e serviços de Jundiaí querem alterações no texto. Segundo eles, o plano prioriza a agricultura e pode, com isso, prejudicar o crescimento e a geração de empregos. Em contraponto parcela dos agricultores do Município apoia o texto – atitude já manifestada na primeira audiência realizada no dia 25 de maio – que propõe novo zoneamento para a cidade e a ampliação do perímetro rural para preservação de áreas de mananciais, entre as muitas mudanças.

O zoneamento do Caxambu é um dos pontos que gera mais polêmica visto o bairro, pelo projeto, ser redefinido como zona rural. A ocupação irregular das áreas existentes no local é a preocupação de pessoas ligadas ao meio empresarial e da construção civil. Membros do Fórum Regional do Comércio, Indústria e Serviços (Forcis) consideram, segundo estudo, que apenas 0,3%do PIB de Jundiaí corresponde à mão de obra empregada na agricultura, e que, por isso, o plano dá ênfase excessiva ao setor. Grupos ligados a movimentos culturais e ambientais manifestam apoio ao texto.


Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/casob-forte-protesto-e-apoio-camara-discute-plano-diretor-em-mais-uma-audiencia/