Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Cidadãos jundiaienses usam webcidadania para promover voto consciente

Publicada em 19/07/2010 às 19:13 | por Henrique Parra Parra Filho

Candidatos de Jundiaí-SP criam perfil no Cidade Democrática para responderem perguntas dos eleitores

Os candidatos a deputado estadual e federal de Jundiaí participaram na última semana de uma sabatina promovida por ONGs, movimentos sociais e moradores da cidade. Além das perguntas feitas pela plateia, o encontro foi marcado pela utilização de ferramentas digitais para aumentar a participação cidadã.
A iniciativa de estender o diálogo aos domínios da rede partiu dos organizadores da sabatina, que convidaram os candidatos a criarem um perfil no site, conhecido por estimular a webcidadania e a mobilização cidadã na internet. Com isso, buscavam consolidar o espaço como ferramenta de transparência e prestação de contas dos candidatos.
“Criamos uma proposta no Cidade Democrática chamada ‘Responda, Deputado!’ e a primeira coisa que pedimos aos candidatos na sabatina foi que criassem um perfil e que apoiassem essa proposta. Com isso, eles formalizaram o compromisso de interagirem com os cidadãos, respondendo seus questionamentos”, conta Henrique Parra, coordenador do núcleo local da ONG Voto Consciente.
O portal Cidade Democrática (https://www.cidadedemocratica.org.br/) também foi o meio encontrado por jundiaienses que não puderam participar da sabatina para direcionar suas perguntas aos candidatos, todas agregadas na página criada especialmente para esse propósito. Como as perguntas e respostas ficam registradas de forma pública, qualquer internauta pode agora acompanhar as discussões e utilizar o espaço como uma fonte de informação para a escolha do voto.
A região de Jundiaí é uma das mais ativas no portal: já são mais de 400 participantes que agora poderão conhecer melhor os candidatos a partir de seus próprios questionamentos, de forma a comprometê-los com essa agenda de propostas dos cidadãos. Caso algum deles seja eleito, já sabe que terá muitas perguntas a responder nos próximos quatro anos.
Avatar

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/cidadaos-jundiaienses-usam-webcidadania-para-promover-voto-consciente/