Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Cidades têm uma semana para sugestões

Publicada em 28/10/2009 às 21:11 | por Voto Consciente Jundiai

> AUDIÊNCIA
28/10/2009

Deputada Vanessa Damo coordenou audiência pública ontem à noite

A criação do Aglomerado Urbano de Jundiaí deu o primeiro passo jurídico ontem, com a realização de audiência pública na Câmara Municipal, coordenada pela deputada Vanessa Damo (PMDB). Técnicos da Empresa Paulista de Planejamento Urbano (Emplasa) apresentaram o estudo de viabilidade e a proposta de formação de uma nova unidade administrativa regional, semelhante às regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e da Baixada Santista. Segundo o assessor da presidência da Emplasa, Luiz Pedretti, o evento abre o período de uma semana para que os municípios enviem dúvidas e/ou sugestões sobre o projeto. “A audiência tem dois objetivos, o de levar a conhecimento a ideia da aglomeração e de receber as dúvidas e sugestões. Só após isso é que iremos elaborar o texto da minuta do projeto. Vamos analisar as sugestões possíveis e propor a criação de um conselho consultivo.”

O Aglomerado Urbano reúne cerca de 650 mil habitantes em sete cidades: Jundiaí, Campo Limpo, Várzea Paulista, Cabreúva, Louveira, Jarinu e Itupeva. O estudo da Emplasa aponta que a criação do aglomerado é viável tecnicamente e demonstra que as cidades da Região estão integradas nas áreas de saúde, transporte, meio ambiente, saneamento básico e nos aspectos geográficos. Damo é presidente da Frente Parlamentar pela criação do aglomerado, onde também faz parte o deputado jundiaiense Pedro Bigardi (PCdoB). O projeto teve início em 2007. Segundo Damo, o governador José Serra (PSDB) já está ciente da necessidade de criação deste projeto. Ela salientou que a intenção é de preparar o texto até dezembro para encaminhá-lo a Serra. “Assim, o projeto será levado à Assembleia Legislativa em 2010.”

Pedro Bigardi ressaltou que irá buscar apoio para que o projeto seja votado em caráter de urgência. “A criação do aglomerado ajuda no planejamento. É uma forma de organização regional.” O prefeito Miguel Haddad (PMDB) comentou que uma das sugestões é que Jundiaí seja a sede. “O aglomerado proporciona discutir regionalmente os pontos em comum.” Assim como Miguel, o prefeito de Campo Limpo Paulista, Armando Hashimoto (PSDB), ressaltou a importância de um pedido regional ao Estado. “Os problemas já existem. A saúde não respeita limites de município. O ladrão também não respeita limite. Só o poder público municipal é que sofre com essa limitação.” Além deles, estavam presentes o vice-prefeito de Jarinu, Roberval Parise, representantes de Cabreúva, Itupeva, Louveira e Várzea, e vereadores de várias cidades.

ALINE PAGNAN

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/cidades-tem-uma-semana-para-sugestoes/