Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Cidadonos está na reta final e foca debate nos bairros

Publicada em 29/10/2013 às 14:32 | por Voto Consciente Jundiai

Agência BOM DIA

1004996_659728974062027_1472650552_nDivulgação Alunos de diversas escolas estaduais participaram da criação das propostas Alunos de diversas escolas estaduais participaram da criação das propostas

O concurso Cidadonos, idealizado pelo Voto Consciente, está movimentando os jovens de Jundiaí. Centenas de propostas para melhorar a cidade estão sendo discutidas na plataforma virtual da Ong e, a partir de segunda-feira, poderão ser votadas.

Para participar da discussão das propostas é só entrar no site www.cidadonos.org.br e realizar o cadastro.

Segundo um dos fundadores do movimento, Henrique Parra Parra Filho, as propostas estão focadas na qualidade de vida da população. “Muitas pessoas apresentaram ideias voltadas aos bairros e com assuntos diversificados, como a agricultura”, disse.

Dentre todas as propostas, 22 estão entre as mais comentadas. Serão escolhidas as 12 melhores, divididas em cinco pilares; formuladas por cidadão, por jovens de até 29 anos, propostas por gestores públicos e por movimentos sociais ou entidades. “Assim conseguimos contemplar a todos”, contou o voluntário.

Após a votação, haverá o período chamado “União”, em que propostas com temas parecidos ou complementares se juntarão.

DEPOIS/ Em janeiro, quando as 12 propostas forem escolhidas, a Ong irá protocolá-las na Câmara Municipal, na prefeitura e junto ao deputado federal, Luiz Fernando Machado, atualmente único parlamentar representando a cidade em âmbito estadual e federal.

“Nossa ideia é sabatinar os candidatos a deputados estadual e federal ano que vem, para que eles possam se comprometer com as propostas. Lembrando que parlamentares estaduais podem trazer à cidade emendas de até R$ 1 milhão e federais, com a nova lei de Orçamento Participativo, mais de R$ 3 milhões”, explicou Parra.

MAIS

Vereadores já foram cobrados
Uma das propostas vencedoras do concurso Cidadonos ano passado foi a apresentação de
11 Metas Legislativas, voltadas especificamente à Câmara. Uma forma de deixar o trabalho dos vereadores mais acessível.

Um ano após o concurso, algumas ideias já foram implantadas, como a mudança do horário das sessões, mas outras estão “emperradas”, como a disponibilização das votações de cada vereador em cada projeto, o que só é possível saber hoje se a pessoa assistir o vídeo da sessão. “Avanços estão acontecendo, mas ainda falta muito para o ideal”, disse Parra Parra.

11 metas foram apresentadas à Câmara. A principal foi a mudança do horário da sessão para o noturno

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/cidadonos-esta-na-reta-final-e-foca-debate-nos-bairros/