Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Cineclube pode ir para Várzea Paulista

Publicada em 19/01/2009 às 17:02 | por Voto Consciente Jundiai

Desde 2003 prestando grande contribuição à comunidade de Jundiaí e região, com preparação pré-vestibular com preços mais acessíveis, o Cursinho Consciência pode perder seu espaço atual – e, por conseqüência, o Cineclube Consciência, localizado no mesmo local, também terá de procurar nova sede. Segundo informações, um dos locais cogitados para receber o cineclube é Várzea Paulista. Mas o local exato para a exibição dos filmes ainda é incerto.

Eufraudisio Modesto Filho, supervisor de cultura da prefeitura de Várzea, argumenta que a presença do cineclube na cidade é de interesse do Departamento de Cultura. Como fez questão de citar, já existe um cineclube itinerante no município, intitulado Estação e Imagem, com o intuito de levar o cinema para comunidades mais carentes e para pessoas que nunca foram ao cinema. Sobre a possível união dos dois trabalhos na cidade, Eufraudisio disse: “Temos que sentar, conversar e tentar unir esses dois trabalhos”.

O aluguel do espaço atual do cineclube em Jundiaí, onde fica também o cursinho, está com pendência no mês de dezembro, o que sinaliza para o problema financeiro. O diretor-presidente do cursinho, Luis Antônio Peroni, diz que muitas coisas levaram aos problemas que podem retirar a fundação do local – como a falta de interesse de alguns colaboradores e a falta de comprometimento dos alunos com o pagamento. “Depois desse susto, as pessoas passaram a se mexer”, disse ele, mas, ainda assim, avisou que poucas coisas foram feitas ou, apenas, o insuficiente para manter o cursinho em funcionamento.

O Cineclube Consciência, que divide o espaço do local há quase dois anos com Peroni e outros organizadores, deve sofrer com esses problemas. A sala onde se encontra, na rua Marechal Teodoro da Fonseca, no centro de Jundiaí, pode ser alugada para um outro comerciante, de olho no espaço. Segundo informações de Ricardo Francisco Leite, membro da comissão organizadora do cineclube, “existem boatos da transferência do cursinho para Várzea Paulista, mas creio que é só especulação por enquanto”.

Ainda nas considerações de Eufraudisio, o cineclube jundiaiense nasceu em Várzea, em oficinas de cinema realizadas na cidade. “Acompanho o desenvolvimento do Cineclube Consciência e sou do Centro Cineclubista de São Paulo”, lembrou o supervisor de cultura.

A sala em Jundiaí funciona todos os sábados, sempre com filmes de natureza alternativa, indisponíveis em cinemas comerciais e na televisão.

“O fim do cursinho significará a falta de oportunidade aos jovens de baixa renda para concorrerem a uma vaga na universidade pública, e também, com o cineclube, a perda de um dos poucos espaços culturais da cidade, pra não falar da região”, declarou Ricardo Leite, que também já lecionou aulas de história no cursinho.

Ainda em suas considerações, outro local cogitado para receber o cineclube é o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, também no centro de Jundiaí.

Fonte: Jornal A Verdade Regional

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

2 respostas para “Cineclube pode ir para Várzea Paulista”

  1. Avatar Henrique Parra Filho disse:

    Raul,

    Eles já tentaram algum espaço público?
    A Câmara, por exemplo??

    PS: Tentarei contato com o Gabinete de Leitura.

  2. Avatar Raul disse:

    Nada certo ainda. Ocorreu ontem uma reuniao unificada entre o cursinho e o cineclube, mas nao pude participar. Me encontrarei com alguns dos cineclubistas hoje e me informarei melhor.
    O gabinete de leitura Ruy Barbosa é um local estratégico, porém, com a mudança de prefeitos, não pudemos articular nada durante as férias. Estamos correndo atras.
    Sobre a Câmara, não cogitamos a possibilidade ainda, pois acho difícil, porém, nada é impossível. É uma boa idéia!

    Obrigado pelo interesse e ajuda.

    Raul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/cineclube-pode-ir-para-varzea-paulista/