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Comércios em conjuntos habitacionais?

Publicada em 18/08/2009 às 22:16 | por Voto Consciente Jundiai

AUDIÊNCIA DEBATE

18/8/2009

MATEUS VIEIRA No Parque Centenário, da CDHU, moradores montam mercearias e botecos

No Parque Centenário, da CDHU, moradores montam mercearias e botecos

Os vereadores de Jundiaí se reúnem amanhã, às 9 horas, para uma audiência pública que vai debater dois projetos. Um deles altera o Plano Diretor para prever reserva de área para comércio em empreendimento habitacional de interesse social. O segundo item institui uma campanha permanente de doação de sangue.

O vereador José Carlos Ferreira Dias (PDT), que elaborou o projeto 872/2009, sobre áreas comerciais, com Enivaldo Ramos de Freitas (PTB), o Val, explicou ontem que os munícipes mudam para loteamentos, mas nem sempre encontram a infraestrutura adequada no local.

Segundo a proposta, os empreendimentos deverão ter espaços para mercados, farmácias e padarias, entre outros. “Os condomínios criados pela Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) muitas vezes são localizados em pontos distantes de centros comerciais”, analisa Zé Dias. “Os moradores precisam de uma área comercial para comprar pão e leite. Mesmo que o imóvel seja doado, eles têm o direto de viver em um lugar confortável.”

O assunto foi tratado em uma reportagem do JJ Regional publicada no início de agosto. De acordo com o texto, há dezenas de comércios irregulares, como mercearias e bares, nos condomínios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) localizados na região do Parque Centenário e Jardim Novo Horizonte. Na época, a companhia afirmou que enviaria técnicos para uma vistoria nestes locais.

Sangue – Na audiência, também será discutido o projeto de lei 10.336/2009, elaborado pelos vereadores Gustavo Martinelli (PSDB) e Leandro Palmarini (PV), que cria a campanha permanente ´Sangue, você pode precisar´, cujo foco é incentivar a doação de sangue. O projeto prevê que a campanha deverá ser coordenada pelos bancos de sangue do município.

Para a divulgação, serão criados adesivos que trarão o slogan da campanha e o nome de empresas patrocinadoras, além dos locais em que é feita a coleta de sangue. “Em Jundiaí, a Colsan realiza trabalho exemplar de coleta de sangue, com algumas campanhas de esclarecimento e apelo. Porém, o bom senso e a responsabilidade de todos os que têm a vida como objetivo principal mostram que uma campanha maciça pode mudar essa cultura, aumentando o número de doadores de sangue”, justificam os autores na íntegra da prosposta.

ROBERTA BORGES

fonte: JJ

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