Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Comissões da Câmara se reúnem pouco

Publicada em 29/12/2009 às 15:47 | por Voto Consciente Jundiai

>SEM DEMANDA

29/12/2009

ALEX M. CARMELLO Comissão de Obras vistoriou, em novembro, prédios comerciais abandonados. Para 2010, mais ação

Comissão de Obras vistoriou, em novembro, prédios comerciais abandonados. Para 2010, mais ação

Poucos eleitores sabem, mas existem comissões temáticas na Câmara Municipal que pouco se reúnem. Sem assuntos para discutir, preferem não polemizar. A maioria não sabe informar quantas vezes se reuniu durante todo o ano. Ao contrário das Comissões de Justiça e Redação e Economia e Finanças, que têm de se manifestar frequentemente em projetos, muitas comissões só são acionadas quando o assunto é de sua competência.

É o caso da Comissão de Meio Ambiente, cujo presidente é Leandro Palmarini (PV). O vereador afirma que não houve reuniões formais em 2009. “Não contabilizei, mas por nós não tramitaram mais do que meia dúzia de projetos. Mesmo assim, nenhum deles levantou polêmica.” Em compensação, Leandro participou de um seminário em Itu sobre o tema ‘Município Verde e Azul’, com ideias de preservação do meio ambiente a partir da cidade. “Para o ano que vem, queremos discutir mais a situação da Serra do Japi.”

O vereador Júlio César de Oliveira (PSDB) preside a Comissão de Transportes. Realizou reuniões com a população da Vila Progresso para discutir sobre a sinalização na rua República. Para ele, as comissões só devem se pronunciar quando provocadas. “Ouvimos a população quando ela nos pede. De resto, o trabalho é do vereador e não da comissão.” A Comissão de Defesa do Consumidor, presidida por Enivaldo Ramos de Freitas (PTB), o Val, foi pouco acionada.

“Na maioria das vezes, resolvemos as pendências através do Procon”, afirmou. Já a Comissão de Obras, de Silvio Ermani (PV), ganhou destaque pelo enfoque dos problemas causados pelos prédios abandonados. “Fizemos várias reuniões, fomos até os locais e, para o ano que vem, pretendemos identificar os imóveis particulares abandonados ou à espera de empreendimentos imobilários que acabam trazendo prejuízos à população”, explicou.

À Comissão de Educação , Cultura, Esportes e Turismo, coube a árdua tarefa de discutir a falta de creches na cidade. Presidida pelo vereador Gustavo Martinelli (PSDB), ela realizou seis reuniões durante 2009 e ainda discutiu, a pedido da população, a situação dos playgrounds municipais. No dia 12 de novembro, o secretário de Esportes, Alaércio Borelli, esteve presente na Câmara, a pedido da comissão, para falar sobre a taxa de arbitragem do Campeonato Amador.

Na contramão – A Comissão de Segurança Pública da Câmara de Jundiaí foi a campeã de encontros. Somente em 2009, reuniu-se mais de 22 vezes. Na pauta, segundo o presidente Paulo Sérgio Martins (PV), a criação de uma secretaria municipal de Segurança Pública, maior efetivo e armamento para a Guarda Municipal.

No plano da comissão para o próximo ano, está a discussão da ampliação de posto avançado da GM, câmeras de segurança e a criação de uma central de comunicação, envolvendo os diversos serviços de atendimento, como a PM, GM, Samu, Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Civil.

ARIADNE GATTOLINI

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/comissoes-da-camara-se-reunem-pouco/