Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Como é acompanhar a Câmara pelos olhos de um jovem #3

Publicada em 17/12/2014 às 15:45 | por Mateus Storti

Dia 16 de dezembro de 2014. 87ª Sessão Ordinária, a última do ano, e da atual mesa diretora. E também, a terceira sessão seguida que consigo acompanhar, desta vez, com um amigo de colégio e dez outros membros do Voto Consciente. A pauta desta sessão era única e exclusivamente a escolha do presidente, vice-presidente, segundo vice-presidente, e do primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários da Câmara para o biênio de 2015-2016.

Fui inocente ao esperar que, para uma sessão de escolha da nova configuração da mesa diretora, houvesse o mínimo de discussão de nomes e propostas? Sim, um pouco… Mesmo com um ‘nome forte’ já rondando os corredores da câmara há certo tempo, esperava que uma sessão desta importância não fosse durar apenas 45 minutos. O que todos pudemos conferir na noite de ontem foi uma simbólica votação, com tudo já definido entre os 19 vereadores da casa.

Em outras palavras, deixo aqui a bela fala que foi ecoada em nossa página no Facebook na última semana, num post do Henrique sobre a escolha da nova mesa:

 

Infelizmente, mais uma vez a Câmara trata as eleições presidenciais como algo meramente interno. Não houve declaração de candidaturas e nem sequer apresentação de propostas. O próximo Presidente da Câmara será eleito sem nem ao menos dizer suas ideias e debater com a sociedade em sabatinas ou entrevistas.”

 

Pois bem, os nomes para a mesa diretora do próximo biênio são os seguintes, lembrando que para a escolha no primeiro turno, foi necessária maioria absoluta, ou seja, 19 votos.

Presidente: Marcelo Gastaldo

Vice-presidente: Tico

Segundo Vice-presidente: Paulo Sergio

Primeiro Secretário: Rogério

Segundo Secretário: Dirlei Gonçalves

Terceiro Secretário: Zé Dias

Quarto Secretário: Márcio Cabeleireiro

 

Parabenizo a nova configuração da mesa, e deixo o meu pedido para que os próximos presidentes tenham uma noção mais clara de que a população tem sim um papel importante nesse momento de escolha. Que a participação vai muito além do simples fato de comparecer na última sessão do biênio para acompanhar uma votação que já tinha sido decidida momentos antes, mas que a verdadeira participação parta, e que seja o próprio engajamento no acompanhamento e na participação ativa dos processos. E que seja assim, verdadeiramente, a Casa do Povo!

Mateus Storti

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/como-e-acompanhar-a-camara-pelos-olhos-de-um-jovem-3/