Comunicação foi tema do Programa de Lideranças do Voto Consciente Jundiaí
A maneira como nos comunicamos é um fator determinante em todo tipo de relação humana. Não é a toa que comunicação signifique “comum união”, não há diálogo na solidão, o que parece óbvio, mas trata-se de uma troca onde cuidados devem ser tomados, pois só assim, a mensagem a ser passada não será comprometida por erros de compreensão.
Foi pensando nessa necessidade que no último Encontro Mensal do Voto Consciente Jundiaí, sábado (02/07), a psicóloga e voluntária da ONG, Silmara Meireles, deu continuidade no Programa de Lideranças falando sobre o significado de comunicação e o que é preciso para que ela se estabeleça com eficiência.
Na oficina foram apresentadas três competências fundamentais nesse processo de interação, sendo elas, a competência técnica, adquirida através de escolas, oficinas, cursos, e tudo que se relaciona com a busca de conteúdo e informação qualificada. A competência comportamental, que diz respeito à maneira como nos portamos diante do outro, será que respeito às pessoas como deveria? Minha fala é coerente com as minhas atitudes? Como me comporto em situações adversas? E por fim, ela falou da competência emocional, nos fazendo refletir de como temos controlado nossas emoções, e se conseguimos ter uma boa dose de empatia, nos colocando sempre no lugar do outro.
Além disso, Silmara falou sobre a construção de uma identidade do que é ser voluntário do Voto Consciente, não basta só frequentar as reuniões, tem que estar preparado para exercer papéis na sociedade. Segundo a psicóloga, “A comunicação é ferramenta fundamental e base para qualquer liderança. Nossa atenção está voltada para garantir que os voluntários tenham em sua formação, conhecimento técnico e formação para uma comunicação eficaz.”
Recepção calorosa
Ainda no sábado, contamos com a presença de jovens que se interessaram pelo Voto Consciente através das palestras realizadas por conta do Concurso Cidadonos. As expectativas são de que se tornem novos voluntários, e se depender de Bia Nowicki e Carolina Allves, já podemos contar com duas novas forças para o trabalho da ONG. Segundo as estudantes, o clima do encontro foi de total acolhimento, pois puderam expressar suas ideias e sonhos sem serem censuradas e com a certeza de que não estão sozinhas.
O grupo também avançou mais alguns passos na construção do mapa mental, que traduzirá as conexões de todos os voluntários em torno das ações voltadas ao trabalho do Voto Consciente Jundiaí. O mapa mental servirá como um diagnóstico de onde ainda falhamos, além de proporcionar um momento para que todos os voluntários passem a entender o que é o Voto Consciente e o quanto os pequenos atos podem colaborar com o sucesso do trabalho.
Por fim, mais um balanço do Concurso Cidadonos foi apresentado. Para acompanhar o andamento do concurso, fique ligado em nosso perfil do Facebook!
- Nosso protesto vai além… - 22/06/2013
- 2013 é sinônimo de participação pública! - 05/02/2013
- Erros de concordância “eleitoral” - 07/06/2012
Mais uma excelente experiência de aprendizagem para nosso grupo! Vamos fortalecendo nosso Programa de Formação de Lideranças que investe na experimentação e ações autônomas, além de buscar boas ferramentas de gestão de conhecimento!
1. Vale a pena acompanhar este site, com artigos de diferentes temas e debate sobre as questões locais; 2. Vamos reunindo vídeos e materiais interessantes no http://www.youtube.com/votojundiai; 3. Registrando nossas fotos no facebook; 4. Fazendo workshops a cada dois meses; 5. Construção de um grupo de bookmarking para troca de conteúdos interessantes; 6. Escola de Inverno e Verão para troca de saberes entre os membros do grupo!
abraços do henrique