Conferência da Juventude elege representantes para Conselho
A Conferência da Juventude de 2013 prometia ser um lugar para debates e muitas atividades, mas foi bem mais que isso e mostrou a diversidade de jovens envolvidos para uma cidade melhor. Foram cerca de 200 presentes de grupos como a UJES, UEE, DCE Anchieta, Coletivo Vetor Oeste, ONG LGBTTS, da torcida organanizada Gaviões da Fiel sub sede Jundiaí, do Diretório Acadêmico Fatec, a juventude de alguns partidos políticos e grêmio estudantis.
O Prefeito Pedro Bigardi participou da abertura da primeira rodada de debates com os jovens, depois houve um coffe break e grafitti ao ar livre. A segunda rodada começou às 14:30h com a presença do professor e vereador Rafael Purgato, o também vereador Paulo Malerba e a representante do Governo Estadual Merecy. A exposição começou com a fala dos três e depois foi aberto para os demais presentes.
Dentre os assuntos discutidos educação foi um tema bastante presente, principalmente de quando se tratava de acesso e a qualidade do sistema educacional nas escolas públicas estaduais. Também foram levantadas as questões de desigualdade social e oportunidades as jovens negros e de baixa renda e do transporte por R$ 1,00.
Logo em seguida se encerrou o período para a candidatura a um cargo no conselho e os canditatos se apresentaram. A votação foi tanquila, organizada e elegeu os seguintes representantes:
- Naiara de Paula (Movimento Estudantil Secundarista)
- Maitê Lopes (Movimento Estudantil Universitário)
- Carlos Arruda (Movimento Sindical)
- Leandro de Lima Dias (Desportivo e Lazer)
- William Sanches (Cultura e Artes)
- Taiane Santos Silva (Meio Ambiente e Sustentabilidade)
- Felipe Vieira (Diversidade Religiosa)
- Marcelo Pasini (Diversidade Sexual e de Gênero)
- Eduardo Honório (Promoção da Igualdade Racial)
- Arthur Felipe (Juventude Partidária)
- Anna Normaton (Jovens Mulheres)
- Ivair Aniquiarico (sociedade civil não organizada)
- Renan Marin de Souza (sociedade civil não organizada)
- Michely Cunha (sociedade civil não organizada)
*Ainda serão indicados mais 10 representantes pelo prefeito.
Segundo um dos eleitos IJAJ essa foi a primeira vez em que houve uma Conferência democrática e foi levado a se candidatar por essa abertura de espaço e porque quer participar das decisões de políticas públicas para os jovens.
O sucesso do evento também foi comentado por Nana Camargo coordenadora do Conselho e uma das responsáveis pela divulgação que comentou: “Acho que conseguimos reunir tantos jovens porque fizemos um trabalho de conscientização com as entidades de forma que a construção da conferência e da eleição dos conselheiros da sociedade civil não era apenas algo da coordenadoria, mas sim de todos os jovens.”
- Sobre turismo no Centro Histórico de Jundiaí - 11/09/2017
- Diretas, a Virada da Democracia - 11/09/2017
- O escola sem partido afeta a Ciência e o ensino de Ciências? - 05/07/2017
Deixe uma resposta