Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Conferência da Juventude elege representantes para Conselho

Publicada em 12/12/2013 às 16:53 | por Colunista Convidado

Relato de Larissa Melo

A Conferência da Juventude de 2013 prometia ser um lugar para debates e muitas atividades, mas foi bem mais que isso e mostrou a diversidade de jovens envolvidos para uma cidade melhor. Foram cerca de 200 presentes de grupos como a UJES, UEE, DCE Anchieta, Coletivo Vetor Oeste, ONG LGBTTS, da torcida organanizada Gaviões da Fiel sub sede Jundiaí, do Diretório Acadêmico Fatec, a juventude de alguns partidos políticos e grêmio estudantis.

O Prefeito Pedro Bigardi participou da abertura da primeira rodada de debates com os jovens, depois houve um coffe break e grafitti ao ar livre. A segunda rodada começou às 14:30h com a presença do professor e vereador Rafael Purgato, o também vereador Paulo Malerba e a representante do Governo Estadual Merecy. A exposição começou com a fala dos três e depois foi aberto para os demais presentes.

Dentre os assuntos discutidos educação foi um tema bastante presente, principalmente de quando se tratava de acesso e a qualidade do sistema educacional nas escolas públicas estaduais. Também foram levantadas as questões de desigualdade social e oportunidades as jovens negros e de baixa renda e do transporte por R$ 1,00.

Logo em seguida se encerrou o período para a candidatura a um cargo no conselho e os canditatos se apresentaram. A votação foi tanquila, organizada e elegeu os seguintes representantes:

  1. Naiara de Paula (Movimento Estudantil Secundarista)
  2. Maitê Lopes (Movimento Estudantil Universitário)
  3. Carlos Arruda (Movimento Sindical)
  4. Leandro de Lima Dias (Desportivo e Lazer)
  5. William Sanches (Cultura e Artes)
  6. Taiane Santos Silva (Meio Ambiente e Sustentabilidade)
  7. Felipe Vieira (Diversidade Religiosa)
  8. Marcelo Pasini (Diversidade Sexual e de Gênero)
  9. Eduardo Honório (Promoção da Igualdade Racial)
  10. Arthur Felipe (Juventude Partidária)
  11. Anna Normaton (Jovens Mulheres)
  12. Ivair Aniquiarico (sociedade civil não organizada)
  13. Renan Marin de Souza (sociedade civil não organizada)
  14. Michely Cunha (sociedade civil não organizada)

*Ainda serão indicados mais 10 representantes pelo prefeito.

Segundo um dos eleitos IJAJ essa foi a primeira vez em que houve uma Conferência democrática e foi levado a se candidatar por essa abertura de espaço e porque quer participar das decisões de políticas públicas para os jovens.

O sucesso do evento também foi comentado por Nana Camargo coordenadora do Conselho e uma das responsáveis pela divulgação que comentou: “Acho que conseguimos reunir tantos jovens porque fizemos um trabalho de conscientização com as entidades de forma que a construção da conferência e da eleição dos conselheiros da sociedade civil não era apenas algo da coordenadoria, mas sim de todos os jovens.

Colunista Convidado

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/conferencia-da-juventude-elege-representantes-para-conselho/