Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Conferência: "um olhar sobre o macro"

Publicada em 13/12/2009 às 18:12 | por Voto Consciente Jundiai

>DESENVOLVIMENTO

13/12/2009

MATEUS VIEIRA Cerca de 70 pessoas ligadas a ONGs, sindicatos e associações participaram da Conferência da Cidade, na Câmara

Cerca de 70 pessoas ligadas a ONGs, sindicatos e associações participaram da Conferência da Cidade, na Câmara

“Avanços, dificuldades e desafios na implementação das políticas de desenvolvimento urbano” foi o tema da 3ª Conferência da Cidade de Jundiaí, realizada ontem, na Câmara Municipal, com a participação de cerca de 70 pessoas. A iniciativa integra a 4ª etapa nacional da Conferência das Cidades.

Eleito o presidente da Conferência da Cidade de Jundiaí, o ex-vereador e vice-presidente do Sindicado dos Alimentícios, Gerson Sartori, disse que o evento tem como proposta integrar a sociedade na participação das decisões referentes ao município. “O grande objetivo é discutir temas relacionados ao desenvolvimento urbano com a participação de todos os segmentos da sociedade. Estão aqui hoje ONGs, associações de bairros, sindicatos, conselhos municipais e poder público”, salientou.

Para o secretário de Obras Sinésio Scarabello Filho, que foi um dos palestrantes, a conferência é um canal entre o poder público e a sociedade e considera sua realização salutar para o exercício da democracia. “A Conferência da Cidade é o momento de olhar sobre o macro, ou seja, ver a cidade em um contexto regional e buscar diretrizes que vão apontar soluções de médio e longo prazo e nortear o desenvolvimento urbano”, sintetiza.

Presente nas duas conferências anteriores. Scarabello observa que os resultados não são imediatos. Ele lembra que um dos pontos marcantes da segunda edição foi a necessidade de encontrar soluções para os problemas regionais. “Há questões que só podem ser resolvidas regionalmente”, pontua.

O secretário de Obras conta que na oportunidade houve a tentativa de criar um fórum regional, com a participação dos prefeitos da Região, mas não vingou. “Não podemos dizer que foi em vão, foi um primeiro passo, precisamos de outros”, afirma. “Não se pode esperar grandes resultados da conferência e sim um processo de discussão e amadurecimento.”

A Conferência da Cidade culminou com a eleição dos delegados e a elaboração do relatório com as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual, em março. “São propostas importantes para Jundiaí e que também podem servir de inspiração para projetos nacionais”, assinala Sartori.

VIVIANE RODRIGUES

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/conferencia-um-olhar-sobre-o-macro/