Conheça as 16 Faixas Exclusivas de ônibus que Jundiaí deveria ter
Abrindo as 79 linhas de ônibus da cidade que encontrei no site do SITU, fui analisando uma por uma (infelizmente estão em PDF e não há um arquivo para extrair que permita recombinações). Deu um bom trabalho e abre espaço para furos, já que não conheço algumas das vias e pode ser que tenha deixado passar algumas informações importantes.
Mesmo assim, registrei as principais avenidas e ruas pelas quais muitas linhas de ônibus passam. Ou seja, tentei analisar a recorrência das vias para entender sua importância para o nosso sistema de transporte público de ônibus. Dessa forma, pude agregar as vias pelo itinerário, entendendo os “caminhos” dos ônibus e mapeando os “corredores” pelos quais eles passam.
São 16 “corredores” com grande potencial para faixas exclusivas. As faixas exclusivas devem ser feitas prioritariamente nas vias que hoje são dedicadas a estacionamentos. Nos trechos necessários e onde for possível, podem substituir 1 faixa de rolagem que hoje é destinada aos ônibus e carros.
A lista começa com as obviedades, as grandes avenidas que temos. Mas vale a pena ir até o final, pois pelo menos para mim a lista apontou alguns achados!
Possíveis Faixas Exclusivas em Jundiaí
- Rodovia Geraldo Dias
- Avenida dos Ferroviários
- Avenida 9 de Julho
- Avenida Jundiaí
- Rua Rangel Pestana/ Rua Vigário João José Rodrigues/ Rua Barão do Rio Branco
- Rua Barão do Rio Branco/ Avenida Doutor Cavalcanti/ Rua Marechal Deodoro da Fonseca/ Rua dos Bandeirantes/Avenida Itatiba
- Rua Barão do Rio Branco/ Rua José do Patrocínio/ Avenida Doutor Cavalcanti/ Rua Atílio Vianelo/ Rua 23 de Maio/ Rua da Saúde/ Rua Baronesa do Japi/ Rua Coronel Leme da Fonseca
- Rua Barão do Rio Branco/ Avenida Doutor Cavalcanti/ Rua José do Patrocínio/ Rua Vigário João José Rodrigues/ Avenida Doutor Olavo Guimarães/ Rua Emile Pilon/Avenida Fernando Arens
- Rua Barão do Rio Branco OU Viaduto Sperandio Pelliciari/ Rua José do Patrocínio/ Avenida Doutor Cavalcanti/ Rua Atílio Vianelo/ Rua 23 de Maio/ Rua da Saúde/ Rua Baronesa do Japi/ Rua Coronel Leme da Fonseca
- Avenida Frederico Ozanan
- Avenida Henrique Brunini/ Avenida Antonieta Piva Barranqueiros/ Avenida Prefeito Luis Latorre/ Avenida Armando Giasetti/ Avenida Prefeito Luis Latorre/ Avenida Frederico Ozanan
- Avenida Armando Giassetti/ Avenida Frederico Ozanan/ Avenida Caetano Gornati/ Avenida Professor Pedro Clarismundo Fornari/ Avenida Engenheiro João Fernandes Gimenes Molina OU Avenida da Uva OU Avenida das Indústrias
- Avenida Alexandre Milani/ Avenida Comendador Antonio Borin/ Rua Doutor Antenor Soares Gandra/ Rua Atibaia/ Avenida dos Imigrantes Italianos
- Avenida Alexandre Milani/ Avenida Comendador Antonio Borin/ Rua Doutor Antenor Soares Gandra/ Avenida São João
- Avenida Luiz José Sereno/ Avenida Antonio Pincinato/ Avenida Osmundo dos Santos Pellegrini/ Avenida Jundiaí OU Av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro/ Av. Coleta Ferraz de Castro/ Av. 9 de Julho
- Rua Atibaia/ Rua Florindo Zambon/ Rua Bartolo Murari/ Av. Dr. Valter Gossner
Os trechos com “OU” apontam mais de um percurso possível ao corredor, ou seja, algumas ramificações para que eles cubram mais área. Optei por fazer dessa forma, de modo a mantê-los agregados e mostrando o grande potencial de conexão entre regiões da cidade. Seguem também imagens de alguns desses corredores.

Corredor leste; Avenida Alexandre Milani/ Avenida Comendador Antonio Borin/ Rua Doutor Antenor Soares Gandra/ Rua Atibaia/ Avenida dos Imigrantes Italianos

Corredor Industrial: Avenida Armando Giassetti/ Avenida Frederico Ozanan/ Avenida Caetano Gornati/ Avenida Professor Pedro Clarismundo Fornari/ Avenida Engenheiro João Fernandes Gimenes Molina OU Avenida da Uva OU Avenida das Indústrias
[…] se a Prefeitura implementasse as 16 faixas de ônibus que sugerimos heim? Ficaria uma beleza! Pedalar até o terminal, deixar no bicicletário com segurança e depois […]