Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Conscientes, alienados ou interessados?

Publicada em 01/01/2010 às 23:41 | por Voto Consciente Jundiai

>RETRATO JOVEM

1/1/2010

RUI CARLOS Priscila, 25 anos:

Priscila, 25 anos: “Educação tem que ser prioridade do meu candidato”

A polêmica sobre o posssível impeachment do governador do DF, José Roberto Arruda, a farra das passagens aéreas no Congresso, o escândalo envolvendo a família do senador José Sarney, a pré-aliança anunciada entre o PT e o PMDB, o tumulto da PEC dos vereadores… Ufa! Tanta coisa aconteceu na política nacional em 2009.

Houve, ainda, a pré-candidatura de Dilma Roussef à presidência da República (anunciada por Lula), o dinheiro escondido nas meias por um deputado, entre outros casos tão polêmicos. Todos estes – e muitos outros fatos – estamparam as páginas de jornais, foram objetos de reportagens nas emissoras de rádio e TV e receberam milhões de cliques em páginas da internet.

Para uma parcela do eleitorado, no entanto, estes fatos poderiam ter se passado em Marte – porque, por aqui, há pessoas que sequer lembram em quem votaram nas últimas eleições. Esta é a conclusão a que se chega, depois da reportagem ter conversado com cinco jovens que passavam, ontem à tarde, pela rua Barão de Jundiaí, no Centro. Mas, dos cinco entrevistados, quem assumiu a “alienação total” foi somente a agenciadora de viagens Daiane Cristina de Almeida, de 23 anos.

A moça mora na Vila Nambi e é estudante de Psicologia. Questionada sobre os candidatos em quem votou nas últimas eleições, ela ficou em dúvida. “Não lembro, acho que anulei tudo”, disse, depois de pensar alguns minutos. Ela não sabia que haverá eleições em outubro deste ano. “Mas não acho que essa falta de envolvimento atrapalha no dia a dia”, comentou a jovem. Outro que não lembrava para quem votou em 2008 foi o cabeleireiro Bruno Félix, 21 anos, morador no Jardim Pacaembu. Ele também desconhecia que haverá eleições.

Interesse – Na contramão do ‘deixa-prá-lá’, os amigos Fábio Tomaz da Silva (16 anos) e Mateus Madureira dos Santos (15 anos) afirmaram: conversam sobre política em casa, na escola, com os amigos. E, da mesma maneira, opinaram que “votar com consciência é importante”.

“É uma forma de ajudar o nosso País a ser melhor, né?”, disse Fábio. Mateus, que ainda não tem idade para ser eleitor, sabia que vai haver pleito no próximo ano, lembrou que o presidente Lula não pode mais se reeleger e citou a miséria como problema a ser combatido. Mas ele elogiou o programa “Bolsa-Família”. “Tem muita gente, no Norte e Nordeste, que não teria como se alimentar se não fosse assim”.

A professora Priscila Tamara Sampaio da Silva Viotti, 25 anos, mora na Vila Popular, em Várzea Paulista. Evangélica, ela conta que costuma votar em candidatos que representem a religião. Mas sempre com uma condição: “Não votaria em ninguém que não tivesse a Educação como prioridade”.

CARLOS SANTIAGO

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/conscientes-alienados-ou-interessados/