Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Consocial Jundiaí: um avanço histórico para a cidade

Publicada em 02/03/2012 às 17:46 | por Márcia Pires

Mesmo com alguns imprevistos de percurso, como o empate na eleição dos delegados representantes da sociedade civil,  a Consocial Jundiaí ( www.consocial.cgu.gov.br ), realizada nos dias 28 e 29 de fevereiro últimos, foi um avanço histórico para a cidade. Avanço no  aspecto de que o poder público local finalmente parece estar se dando conta da importância de se dar voz e legitimidade às ações fiscalizatórias e de controle dos recursos destinados ao município, advindas de iniciativas da sociedade civil. Um passo muito importante para uma cidade onde ainda imperam o autoritarismo político e a subserviência de alguns de nossos representantes.

O Congresso ocorrerá ainda em etapas estadual e federal. Em Jundiaí, para a etapa municipal, foi escolhida a metodologia “World Café”, bastante difundida por organizações privadas. É uma espécie de dinâmica em grupo aplicada de maneira descontraída, fluída e um tanto lúdica, cujo objetivo é obter consenso em grupo sobre algum tema, proposta ou problemática. Cerca de cento e cinquenta pessoas tiveram oportunidade de defender suas ideias e apresentar suas propostas para quatro eixos temáticos.

Em se tratando de assuntos espinhosos como corrupção, transparência e controle, era de se imaginar que muitos participantes compareceram ao encontro com opiniões pré-concebidas. Já no início das atividades foi solicitado pelos facilitadores de cada grupo para que os membros dasrodadas de discussão fizessem um exercício de subtração de pré-julgamentos e praticassem a escuta ativa – essencial para a condução das discussões da maneira mais imparcial possível – e desta forma obter visões mais globalizadas sobre as questões propostas.

Lamentavelmente, na maior parte do tempo, o que se viu foi um festival de insatisfação e indignação com a administração pública da cidade, cujas colocações trouxeram, por vezes, debates acalorados. Alguns participantes tiveram que assumir o papel de mediador firme e acertivo,  sob risco de comprometer o propósito maior do trabalho.

No final, ao se ouvir as propostas eleitas, ficou claro que é anseio dos cidadãos jundiaienses o acesso e a melhoria da informação sobre a destinação dos recursos públicos. Este acesso, segundo ficou claro, precisa estar disponível e em linguagem clara. Uma das propostas mais votadas foi a que sugeriu que os temas relacionados ao controle social e transparência sejam abordados em todas as esferas de ensino, desde o fundamental até o universitário, como disciplina obrigatória na grade curricular.

Apesar do comportamento dos participantes, exemplar na opinião do presidente do evento, José Antonio Parimoschi – na verdade não tão exemplar diante do clima de hostilidade e de rivalidade política entre pessoas e grupos, o que em nada contribuiu para o engrandecimento do Congresso – a 1ª Consocial em Jundiaí dá mostras de que veio para ficar. Tomara que em um tempo menor do que se espera e se necessita.

Márcia Pires

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/consocial-jundiai-um-avanco-historico-para-a-cidade/