Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Convidado, Voto Jundiaí discute política e Brasil em palestra em São Paulo

Publicada em 06/06/2018 às 11:25 | por Laura Stoppa

Para refletir sobre o atual cenário político e o panorama brasileiro neste ano eleitoral, o Movimento Voto Consciente Jundiaí participou de palestra promovida pela Engeform Construções e Comércio e ministrada pelo filósofo, professor da USP e colunista do jornal Folha de São Paulo, Vladimir Safatle. Após abordar e discutir vários temas, entre eles alguns “futuros possíveis” para o Brasil, Saflate deixou claro que, na sua visão, um país se fortalece quando não tem medo do conflito. “Política nunca foi espaço de consenso, mas sim de dissenso”, disse ele, referindo-se às polêmicas geradas por esse processo.

O filósofo levantou hipóteses sobre o atual estágio político e a maneira como o Brasil se comportou historicamente em seus vários estágios. Para isso disse considerar o fim da Nova República e a redemocratização como uma transição tal que, na sua opinião, nunca realizou-se por completo. Saflate também citou, no seu modo de ver, a consolidação – na experiência pós-ditadura – de um horizonte de políticas conciliatórias onde os ditadores não desaparecem do cenário, apenas mudam de funções e cargos.

Apontou, por outro lado, que as estruturas políticas do país, como a quantidade de partidos e a tendência de coalizões contribuem para a criação de um processo onde “governar é gerir a inércia”. O filósofo chamou atenção para a “profunda falta de identificação entre povo e governo”, e disse acreditar que o Brasil de hoje é governado por uma agenda “que não tem lastro popular nem respaldo eleitoral”. Por esse motivo ele sugere a participação ativa das pessoas na política, ressaltando que tal postura “não é populismo, e sim responsabilização do cidadão”.

Interesse

A plateia, que participou ativamente da palestra, questionou sobre partidos políticos e previsões eleitorais. Laura Stoppa, jornalista e voluntária que representou o Voto Jundiaí no evento, perguntou a opinião do filósofo sobre o “modus operandi” do Judiciário e a legitimidade de um poder que não possui representante diretamente escolhido pela população. Safatle disse acreditar na possibilidade de uma escolha mais direta. “Eu seria a favor de eleição para promotor e para ministro do Supremo Tribunal Federal com mandato fixo; acredito que seria uma ganho democrático”, afirmou.

Nota: O Voto Consciente agradece o convite feito pela coordenadora de RH da Engeform, Camila Prado, bem como a possibilidade de estar presente em evento que trouxe debate e reflexão sobre a situação política do País. Os voluntários do Voto acreditam ser cada vez mais urgente abrir debates como esse se a intenção for, realmente, construir uma sociedade mais cidadã e participativa.

Ainda sobre a empresa Engeform: estão previstas várias atividades de cunho educacional voltados ao diálogo sobre política e cidadania e também um encontro com o jornalista Reinaldo Azevedo.


Leia mais sobre Eventos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/convidado-voto-jundiai-discute-politica-e-brasil-em-palestra-em-sao-paulo/