Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Das 188 propostas, nenhuma foi apresentada por políticos

Publicada em 20/09/2013 às 14:05 | por Voto Consciente Jundiai

O Concurso Cidadonos, promovido pelo movimento Voto Consciente de Jundiaí, chega à sua segunda edição neste ano. Desde julho, quando começou a ser divulgado, já foram registrados mais de 500 novos membros e, até ontem à noite, havia 188 novas propostas. Nenhum político, entre vereadores, prefeitos e deputados, já participou com sugestões para o futuro da cidade.

De acordo com Alberto Urbinatti, um dos coordenadores do movimento Voto Consciente em Jundiaí, há uma boa adesão por parte da população, o que não se repete entre as autoridades políticas. “O concurso incentiva a colaboração coletiva para uma Jundiaí melhor, mas os gestores políticos, nesta edição, ainda não expuseram suas propostas”, afirma.

Alberto espera que, até outubro, último mês do concurso, os políticos da cidade se manifestem com suas ideias, demonstrando o desejo de apresentar propostas efetivas para o município.

Propostas
Das ideias que os organizadores receberam até agora, pelo site do Voto Consciente, as que mais se repetem propõem um transporte público de qualidade, além de um sistema de saúde mais abrangente e eficaz para a população.

Neste ano, o concurso contará com cinco fases, que contemplam desde a ideia inicial de cada cidadão – antes de ser colocada no papel -, até as 12 propostas vencedoras, passando por etapas de divulgação do projeto, eleição das melhores sugestões e união das propostas, esta última quando os organizadores perceberem que duas ideias se complementam em apenas uma. Além da sociedade civil, gestores públicos e movimentos sociais também podem participar.

Novidade
Outro aspecto importante da segunda edição do Cidadonos é a divulgação da proposta dentro das escolas. Desde julho, os organizadores visitam colégios da rede pública e estadual para estimular que alunos, dos 14 aos 17 anos, observem mais as necessidades de seus bairros e da cidade, pensando em ideias que transformem o ambiente onde vivem em um espaço melhor à população.

“Nos primeiros encontros os jovens ficaram receosos, pois não conheciam o grupo e as nossas intenções, mas depois a grande maioria aderiu à proposta e hoje está motivada, observando o que pode melhorar no dia a dia”, revela Alberto.

Até o momento, as escolas estaduais Diogenes Duarte Paes, no bairro do Retiro, e Padre Maurílio Tomanik, no Cecap, receberam visitas dos representantes do Cidadonos. O Colégio Leonardo da Vinci, na Vila Municipal, será visitado nos próximos dias e, na sequência, os organizadores se reunirão com alunos do Objetivo.

1236736_588563454534924_215870341_n

JJ nos Bairros
O JJ nos Bairros, com a proposta de registrar problemas da população e buscar soluções junto aos órgãos competentes, firmou parceria com o Cidadonos neste ano.

“O Cidadonos 2013 marca um grande desafio de estimular a cidadania nos bairros, reforçando o sentimento de comunidade e o desenvolvimento local. A parceria com o JJ nos Bairros tem ampliado esta consulta, estimulando o debate sobre as principais demandas de cada comunidade”, afirma Henrique Parra Parra Filho, voluntário da Voto Consciente.

Para entender mais sobre o Concurso Cidadonos e sua proposta, o interessado deve acessar o site www.votoconscientejundiai.com.br, e clicar no link do evento, no canto direito da tela inicial.

Conrado Guin, do JJ Regional

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/das-188-propostas-nenhuma-foi-apresentada-por-politicos/