Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Deputado se reúne com ONGs

Publicada em 15/10/2009 às 18:55 | por Voto Consciente Jundiai

>PARQUE ESTADUAL

14/10/2009

MATEUS VIEIRA Bigardi -

Bigardi – “Com o parque, criamos uma unidade de conservação integral”

O deputado estadual Pedro Bigardi se reunirá hoje com 15 entidades e ONGs de Jundiaí ligadas ao meio ambiente e com o secretário do Meio Ambiente de Jundiaí, Jaderson Spina. O objetivo do encontro, que será realizado na Câmara de Jundiaí às 19h30, é apresentar o projeto de lei que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi.
O deputado deverá realizar uma reunião sobre o mesmo tema em cada município que compõe a Serra: Além de Jundiaí, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Cabreúva.

A proposta prevê normas para utilização da Serra para fins educacionais, científicos, recreativos e de turismo ecológico, além de conceder a administração do parque para a Fundação Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Estado do Meio Ambiente. O projeto prevê, ainda, a celebração de convênios entre o Instituto Florestal e os municípios abrangidos pela Serra – individualmente ou por meio de consórcios.

De acordo com o deputado, o objetivo é discutir a proposta junto com a sociedade civil, prefeituras da Região e governo estadual em reuniões, assembleias e audiências públicas que serão realizadas até o final deste ano. “O trâmite da Assembleia permite que o projeto seja alterado até sua versão final, que pretendo apresentar para votação no início de 2010”, esclareceu Bigardi. Segundo ele, “com o parque, criamos uma unidade de conservação integral – não mais em áreas delimitadas pela APA (Área de Proteção Ambiental)”.

Estudos do Estado – Com propostas semelhantes, o Instituto Serra do Japi (entidade não governamental) também pretende obter o apoio do governo estadual para ampliar as ações de proteção à Serra. “Tive conhecimento do projeto do Instituto; não são ideias conflitantes. Dá para caminhar junto”, afirmou Bigardi.

Em setembro, o presidente do instituto e também secretário municipal de Obras, Sinésio Scarabello Filho, esteve em uma audiência com secretário estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano. Na ocasião, foi protocolado um pedido para o início do estudo de criação de um parque estadual. “A secretaria nos informou que está com atenção voltada para a região da Cantareira. Assim que os estudos daquela região forem concluídos, o estado manifestou interesse em começar a estudar a Serra do Japi”, explicou. Ele destacou que a proposta é da entidade e nada tem a ver com a Prefeitura.

ALINE PAGNAN

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/deputado-se-reune-com-ongs/